A comissão parlamentar européia para o comercio internacional concede mais tempo aos países em desenvolvimento.

sexta-feira 6 de Julho de 2012

Os deputados da Comissão do Comércio Internacional (INTA) do Parlamento Europeu aprovaram em 21 de junho uma proposta de resolução legislativa através da qual se prolonga o prazo, estabelecido inicialmente de 2014 a 2016, para a eliminação das preferências concedidas aos países ACP que não tivessem ratificado ou aplicado seus AAE assinados depois de 2007.

Leia mais >>

Declarações de Jean Phillipe Thomas sobre Rio+20 para Rádio BBC-África

sexta-feira 6 de Julho de 2012

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro, Brasil de 20 a 22 de junho, continua suscitando muitos comentários. A grande conferencia checou o estado das decisões tomadas na Primeira Cúpula, há 20 anos, nessa mesma cidade brasileira. Por que o aumento, neste ano, do número de observadores na mencionada cúpula, também chamada Rio+20, nos conduziria ao fracasso? Esta é a opinião de Jean Philippe Thomas, responsável pela coerência política de desenvolvimento sustentável em Enda Terceiro Mundo, transmitida pela BBC-África. Era o convidado do programa, junto com Goumandakoye, diretor de África no PNUMA, para analisar os resultados de Rio, no espaço “África ao vivo” de sábado 20 de junho de 2012.

Leia mais >>

Preparação o Fórum Social Mundial 2013 na Tunísia

terça-feira 3 de Julho de 2012

Após a decisão do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial de organizar a próxima edição na Tunísia, em 2013, o comitê de acompanhamento do Magrebe, o comitê de pilotagem do Fórum Social Tunisiano e o Fórum Tunisiano pelos direitos econômicos e sociais, realizaram de 14 a 17 de abril de 2012 uma série de atividades preparatórias na Tunísia. A vinda dos convidados internacionais começou em 14 de abril com visita de solidariedade a Redeyef. Naquele encontro foram enumerados os desafios que enfrentam os habitantes e os trabalhadores da região. Aproveitaram a oportunidade para convidar os presentes a participarem ativamente do Fórum na Tunísia.

Leia mais >>

Workshop de Capacitação para Coordenadoras de Rádio de Casamance (sul do Senegal) em Depoimento Oral

sexta-feira 29 de Junho de 2012

Aplicando o projeto “Consolidação do papel das mulheres em busca da paz em Casamance, graças às rádios locais, através do desenvolvimento de sua capacidade de se expressar e ser escutada”, o Instituto Panos - África Ocidental (IPAO), com o apoio do Programa Governança e Paz (PGP) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) organiza um workshop de capacitação de coordenadoras de rádios em matéria de metodologia de expressão oral, em Ziguinchor, de 3 a 6 de julho de 2012. Em dois de julho, o Instituto Panos lançará formalmente o programa de atividades na porção sul do Senegal.

Leia mais >>

Refugiados mauritanos em greve de fome em Dacar

quarta-feira 27 de Junho de 2012

Trinta refugiados mauritanos se sentaram no meio do calçadão, em frente à representação regional do Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Lá estão entre escombros e areia, enrolados em lençóis, cobertores ou simplesmente sentados em colchonetes.

Leia mais >>

França - África: o que prepara Hollande

quarta-feira 27 de Junho de 2012

Este número de Jeune Afrique, publicado em 26 de junho de 2012 foca a política africana de Hollande (Presidente de França) na África. Seu autor François Hollande faz uma comparação entre seus métodos e os de Sarkozy (ex-presidente da França).

Leia mais >>

Oumar Mariko desarma Ouattara e CEDEAO

quarta-feira 27 de Junho de 2012

Mali vive mergulhada em uma dupla crise, nos últimos meses. A CEDEAO veio ajudar no intuito de encontrar uma solução apropriada para essa crise sem par. Para entender melhor o “problema malinês”, Le Nouveau Courier entrevistou um dos atores principais da vida política desse país, o doutor Oumar Mariko, Secretário Geral do Partido SADI (Solidariedade africana pela democracia e a independência), vice-presidente da Assembléia Nacional e dirigente da mobilização popular pró- CNDDRE (junta no poder).

Leia mais >>

Ira e traição na Rio+20

quarta-feira 27 de Junho de 2012

Demba Moussa Dembele é membro da delegação de IBON International na Rio+20. É coordenador do Fórum para Alternativas da África, organização membro de Jubilee South com base no Senegal. Este artigo foi publicado pela primeira vez em Think África Press, a 22 de junho.

Leia mais >>

O futuro que queremos

quarta-feira 27 de Junho de 2012

De 20 a 22 de junho aconteceu no Rio, Brasil, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. A Cúpula do Rio congregou vasta participação da sociedade civil que renovou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção de um futuro econômico, social e meio ambiental.

Leia mais >>

A sociedade civil africana não está satisfeita com os resultados da Cúpula "mas a luta continua"

segunda-feira 25 de Junho de 2012

A sociedade civil africana não está satisfeita com os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Apesar de existir um documento africano, apresentado durante as discussões dos Chefes de Estado, muitos temas importantes para o continente não foram discutidos

Leia mais >>

... | 60 | 70 | 80 | 90 | 100 | 110 | 120 | 130 | 140 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |