Declaração de Douta Seck contra a acumulação de terras

segunda-feira 18 de Junho de 2012

Fórum de reflexão e de intercâmbio sobre a problemática e os desafios de uma política agrária: alavanca do desenvolvimento rural sustentável

Leia mais >>

Declaração da Cúpula Global da Diáspora Africana

quarta-feira 6 de Junho de 2012

A primeira Cúpula Global da Diáspora Africana ocorreu em Sandton, África do Sul, no Dia da África, em 25 de maio de 2012. Chefes de Estado e representantes dos 54 Estados membros da União, e de Governos da comunidade do Caribe, América do Sul e América Latina compareceram ao encontro.

Leia mais >>

Bens mal adquiridos – Desvio de dinheiro – corrupção e neoliberalismo: Presidentes africanos levam uma vida escandalosa.

segunda-feira 4 de Junho de 2012

O dinheiro dos ditadores não caiu do céu, foi roubado! Apartamentos luxuosos, jóias, iates, roupa sob medida… A investigação dos «bens mal adquiridos mostrou os mecanismos de desvio de dinheiro de três Chefes de Estado africanos. No centro do escândalo aparecem os presidentes da Guiné Equatorial, do Gabão e do Congo. Suspeita-se que saquearam seus próprios países para proveito pessoal.

Leia mais >>

Financiamento estatal: Os parceiros exigem a volta definitiva da ex-junta aos quartéis.

segunda-feira 4 de Junho de 2012

Do ponto de vista financeiro, a economia do Mali continua embargada. Foram eliminadas as sanções impostas pela CEDEAO, porém, na prática, os parceiros de Mali não consentiram a abertura da bolsa. Com efeito, os serviços estatais, assim como as ONGs vivem verdadeiro pesadelo devido à inércia de todos os setores: os financiamentos estão bloqueados.

Leia mais >>

A FAO e a acumulação de terras

segunda-feira 4 de Junho de 2012

O negócio dos alimentos tem o futuro garantido como nenhum outro. Podemos prescindir de todos os objetos que nos rodeiam e que supostamente fazem com que a nossa vida seja melhor, porém, encher a barriga sempre será uma obrigação. Assim entendeu um punhado de multinacionais que controla o comércio de alimentos e os investidores que colocaram seu dinheiro nos mercados agrícolas.

Leia mais >>

África: Progresso incerto no Norte, esperas para o Sul

quarta-feira 30 de Maio de 2012

Anistia Internacional publicou quinta-feira, 24 de maio, seu relatório anual sobre a situação dos direitos humanos no mundo. Quanto ao continente africano, 2011 foi o ano dos países do Magrebe, onde os ventos da Primavera árabe seguiram seu rumo. Os países da África subsaariana foram ecos de seus vizinhos norte-africanos em várias oportunidades. No Zimbábue, quarenta militantes foram detidos pelo mero motivo de debater os acontecimentos na África do Norte. Em Angola, Burkina Faso, Guiné, Libéria, Malaui, Mauritânia, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Sudão Meridional foram reprimidas manifestações, muitas vezes com o uso da violência.

Leia mais >>

O G8 e a crise alimentar na África: Mais compromissos

terça-feira 29 de Maio de 2012

Durante a cúpula do G8, que ocorreu em Camp David, nos dias 18 e 19 de maio 2012, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou “a Nova Aliança Mundial pela segurança alimentar e a nutrição”. Esta iniciativa não satisfaz as organizações não governamentais (ONGs) nem a organização da sociedade civil (OSC) que acompanharam de perto os trabalhos da mencionada Cúpula. Os compromissos assumidos são insuficientes. Como disse a sociedade civil africana, o século XXI deveria acabar com imagens como a do menino que vemos no texto anexo. A África e os africanos, portanto, devem conscientizar os desafios e lutar por sua soberania alimentar retomando a produção local e não dependendo do mercado externo.

Leia mais >>

Carta elaborada pela sociedade civil africana criticando os investimentos estrangeiros na agricultura, no âmbito da Cúpula do G8

terça-feira 29 de Maio de 2012

Levando em conta a Cúpula do G8 realizada nos dias 18 e 19 de maio em Washington, as organizações da sociedade civil publicaram uma declaração endereçada aos Chefes de Estado participantes, para criticar, entre outras coisas, as modalidades de investimentos estrangeiros na agricultura africana, hoje em dia.

Leia mais >>

A agroindústria e a corrida pelas terras agrícolas na África Ocidental

sexta-feira 25 de Maio de 2012

"O Hub rural" é uma organização não governamental que atua apoiando os atores do desenvolvimento rural e da segurança alimentar na África Ocidental e África Central. Acordo de associação com a União Européia e com a União Econômica Monetária da África Ocidental (UEMOA) foi divulgado pela mencionada ONG no Boletim Informativo no.7, dedicado às novidades sobre a posse da terra na África Ocidental.

Leia mais >>

CNOP, UACDDDD, CAD, LJDH, AOPP contra a acumulação de terra

quinta-feira 24 de Maio de 2012

Desde 2009, os camponeses e as camponesas de Sanamadougou, Saou e Sansanding são vítimas das injustiças de investidores. Os lavradores são espancados, detidos, suas plantações destruídas, campos e fontes de abastecimento de água são ocupados. Dezenas de famílias vivem da solidariedade de outros moradores; levam três anos sem poder cultivar simplesmente porque não têm terras.

Leia mais >>

... | 80 | 90 | 100 | 110 | 120 | 130 | 140 | 150 | 160 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |