Assembléias preparatórias do Fórum Social Mundial, Monastir (Tunísia) de 12 a 18 de julho 2012

quinta-feira 24 de Maio de 2012

Durante uma reunião organizada em Tunis, capital da Tunísia, de 14 a 17 de abril passado, pelo Comitê do Fórum Social Tunisiano e pelo Comitê de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino, na presença do Conselho Africano e do Conselho Internacional, tomou-se a decisão de acelerar os preparativos do FSM 2013 e organizar de 12 a 18 de julho de 2012 uma Assembléia Preparatória Internacional na cidade de Monastir. A mencionada Assembléia Preparatória receberá o apoio de diferentes dinâmicas nacionais, regionais, continentais e internacionais. Nesta direção, se trabalhará para atingir os objetivos traçados.

Leia mais >>

FAO: Finalmente haverá acordo sobre a governança da posse da terra!

terça-feira 22 de Maio de 2012

As negociações organizadas pela FAO sobre as Diretrizes voluntárias para uma governança responsável dos sistemas de posse aplicáveis para a terra, à pesca e às florestas, no marco da segurança alimentaria nacional finalizaram coroadas de pleno êxito, a 09 de março de 2012, após mais de um ano de intensas negociações.

Estas Diretrizes voluntárias, que estabelecem normas reconhecidas em nível internacional, representam grande apoio para os Estados, a sociedade civil e para o setor privado, isto porque contribuem para melhorar a governança da posse e para regular o acesso e a exploração da terra, das florestas e das zonas de pesca.

Leia mais >>

PARA QUE SERVE REALMENTE A OTAN?

segunda-feira 21 de Maio de 2012

Nos dias 20 e 21 de maio acontecerá em Chicago uma nova Cúpula da OTAN. Será a oportunidade para que a Aliança Militar Atlântica redefina suas missões. É verdade que a OTAN foi criada formalmente em 1949, para prevenir a Europa Ocidental da invasão soviética. Vinte e um anos depois da desagregação da URSS vale perguntar: para que serve atualmente a Organização do Tratado do Atlântico Norte? A não ser que este objetivo oficial esconda outra verdade, que não se pode confessar. Sugerimos descobrir tudo isto neste material especial dedicado à OTAN: Como se criou a Aliança? Quais são seus objetivos? Quais são os escândalos que mancham sua história, e quais são as grandes façanhas realizadas desde a queda da União Soviética: da Iugoslávia à Líbia, passando pelo Afeganistão?

Leia mais >>

Radialistas de emissoras comunitárias dedicados à temática das migrações e das técnicas de produção de programas que incorporem reações dos cidadãos.

segunda-feira 21 de Maio de 2012

Aplicando o projeto: Os ilegais sem clichês, vozes livres, melhor informação sobre as migrações. Apoiado pela União Européia, o Instituto Panos África Ocidental (IPAO) em parceria com o Instituto Pano-París (IPP) organizou um workshop de formação de 21 a 25 de maio 2012, às 8h da manhã, em Dacar, para seis rádios comunitárias senegalesas.

Leia mais >>

Enda: Rumo à Cúpula Rio+20.

segunda-feira 21 de Maio de 2012

Quanto à nossa participação da Cúpula Rio+20, de 14 a 23 de junho de 2012, estamos preparando várias atividades para conformar a envergadura política e estratégica de Enda Terceiro Mundo ao teor da importância histórica deste acontecimento, que marca os 40 anos do nosso compromisso e os 10 anos da morte do nosso fundador Jacques Bignicourt.

Leia mais >>

Cúpula Rio + 20: África harmoniza suas posições

quarta-feira 16 de Maio de 2012

Especialistas em desenvolvimento sustentável e em economia verde, representantes da sociedade civil africana de uns trinta países e do mundo, participam em Dacar da reunião internacional que discute os preparativos nacionais para a próxima Cúpula da Terra, prevista no Rio de Janeiro (Brasil), e denominada Rio+20.

Leia mais >>

As sociedades civis da Costa do Marfim e da Guiné elaboram protocolo de entendimento

terça-feira 15 de Maio de 2012

As organizações da sociedade civil da Costa do Marfim e da Guiné, membros respectivamente da Convenção da Sociedade Civil da Costa do Marfim (CSCI) e do Conselho Nacional de Organizações da Sociedade Civil Guineana (CNOSCG), elaboraram um protocolo de entendimento. Motivadas pelo ardente desejo de consolidar e reafirmar suas relações de cooperação, as organizações da sociedade civil guineana lançaram um projeto de viagem de estudo à Costa do Marfim a fim de conduzir uma associação conjunta com as experiências de ambas as plataformas.

Leia mais >>

O auge da extrema esquerda na França: O racismo dos intelectuais

segunda-feira 14 de Maio de 2012

As eleições presidenciais na França que deram a vitória a François Hollande, candidato do partido socialista, promoveram a “ Lepenização “. Os votos que obteve a Frente Nacional, de Marine Lepen, preocupam os observadores da vida política francesa. O autor deste artigo, Alain Badiou, filósofo, dramaturgo e escritor, tenta explicar os fatos.

Leia mais >>

Aminata dramane traoré: « Os estragos de Sarkozy na África são imensuráveis »

segunda-feira 14 de Maio de 2012

Sem dúvida, para a ensaísta a grave crise na que o Mali está mergulhado se deve à guerra da OTAN na Líbia. Esta personalidade altermundialista (Aminata dramane Traoré) culpa também as ingerências externas e as políticas de austeridade impostas pelas instituições financeiras internacionais à África, há trinta anos.

Leia mais >>

Conferência da Aliança para Reestruturar a Governança na África: África reinventa sua governança – Cabo Verde, de 9 a 12 de julho de 2012

sexta-feira 11 de Maio de 2012

A África desde sua independência se limitou a reproduzir o modelo dos Estados coloniais. Seguiu e assumiu as recomendações e as ordens ditadas a partir do exterior, curvando-se às exigências das potências titulares ou das instituições internacionais. Suas instituições, chamadas “modernas” não são outra coisa senão instituições justapostas aos modos de gestão tradicionais ainda vigentes e empedernidas nas sociedades.

Leia mais >>

... | 90 | 100 | 110 | 120 | 130 | 140 | 150 | 160 | 170 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |