USAFRICOM e a militarização do continente africano: combatendo a usurpação econômica da China

segunda-feira 23 de Abril de 2012

Nile Bowie, escritor e foto repórter freelance, trabalha em Kuala Lumpur, Malásia; envia regularmente matérias para Global Research. É o autor deste artigo.

Leia mais >>

Sessão para a negociação do Acordo de Associação Econômica (AAE) entre a União Européia (UE) e a África Ocidental, de 16 a 20 de abril de 2012. Bruxelas, Bélgica.

segunda-feira 23 de Abril de 2012

A reunião de negociações entre a África Ocidental (AO) e a União Européia (UE), em nível de especialistas e altos funcionários ocorreu em Bruxelas, de 16 a 20 de abril de 2012. A sessão de altos funcionários foi co-presidida, pela parte européia, por Peter Thompson, diretor na Direção-Geral de Comércio da Comissão Européia, e Manuel López Blanco, diretor na Direção de Ação exterior Européia. A delegação que representou a África Ocidental (AO), por sua vez, foi capitaneada por Ahmed Hamid, Comissário responsável do Comércio perante a Comissão da CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) e Christophe Joseph Marie Dabire, Comissário responsável pelo Comércio na UEMOA (União Econômica e Monetária da África Ocidental).

Leia mais >>

Projeto de supressão de algumas prerrogativas do mandato da UNCTAD: A sociedade civil internacional denuncia e apóia os ex-altos funcionários da UNCTAD.

sexta-feira 20 de Abril de 2012

«Afogar a mensagem..., ou calar a mensagem..., ou ambas as coisas? » Esta é a vontade dos que defendem a teoria econômica dominante encarnada pelo Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Ao menos, esta é a posição dos ex-altos funcionários da UNCTAD, o que foi confirmado pela sociedade civil internacional através de declaração comum datada em 13 de abril 2012.

Leia mais >>

A sociedade civil francófona da África se ativa para a UNCTAD-XII e o pós Busan

quinta-feira 12 de Abril de 2012Título: A sociedade civil francófona da África se ativa para a UNCTAD-XII e o pós Busan. Tipo de documento: comunicado de imprensa. Temática: Desafios da ajuda oficial e do comércio para a África. Cotonou (07 abril 2012) – Ao menos cinqüenta delegados da Dinâmica de Organizações da Sociedade Civil da África Francófona (OSCAF) se reuniram em Cotonou (Benin) de 28 a 30 de março de 2012, em workshop regional, e analisaram os resultados de Busan que têm a ver com a eficácia da ajuda, assim como prepararam (...) Leia mais >>

Os ilegais sem clichês, vozes livres: melhor informação sobre as migrações

sexta-feira 6 de Abril de 2012

Aplicando o projeto “Os ilegais sem clichês, vozes livres: melhor informação sobre as migrações”, apoiado pela União Européia. O Instituto Panos África Ocidental (IPAO) em parceria com o Instituto Panos Paris (IPP) organizou um workshop de formação destinado a 6 (seis) Organizações da Sociedade Civil (OSC) marroquinas, de 06 a 14 de abril de 2012, no centro de formação da Fundação Oriente Ocidente de Oujda, a partir das oito da manhã.

Leia mais >>

Mali, se dirige à nação e à comunidade internacional

quinta-feira 5 de Abril de 2012

Quanto à evolução atual da crise nas regiões do norte/centro do Mali, com os grupos armados, o MNLA (Movimento nacional de libertação de l’Azaward), o AQMI e o Ançardine, tiveram notáveis avanços no norte do país. O Fórum das Organizações da Sociedade Civil no Mali, convoca todos os membros da nação malinesa e a comunidade internacional para que se mobilizem e apóiem os seus respectivos exércitos a fim de enfrentar os desafios do momento.

Leia mais >>

Combatendo Monsanto. Resistência dos movimentos de base ao poder empresarial do agronegócio na era da “economia verde” e um clima sujeito a mudança.

quinta-feira 5 de Abril de 2012

Este relatório oferece detalhes das principais lutas contra Monsanto e outras grandes empresas da biotecnologia que promovem agressivamente as culturas transgênicas. Além disso, mostra que os camponeses e os agricultores orgânicos em pequena escala, as comunidades locais e os movimentos sociais de todo o mundo opõem resistência e rechaçam Monsanto e o modelo agroindustrial que representa.

Leia mais >>

COP17 de Durban na África do Sul, Enda Terceiro Mundo analisa os resultados da "COP da África"

terça-feira 3 de Abril de 2012

Enda na 17ª Conferência do Clima em Durban.

Após o fracasso de Copenhague 2009 e a esperança de Cancun 2010, para chegar a um acordo que sucederia ao Protocolo de Kyoto, ficaram por resolver algumas questões, as quais serão tratadas na 17ª Conferência do Clima. Em primeiro lugar, está em jogo a renovação do Protocolo de Kyoto e o tema do financiamento da adequação.

ENDA-TM participou de COP17 em Durban, para acompanhar de perto o que se tem feito em relação aos grandes desafios climáticos, tanto para os países em desenvolvimento, quanto para os desenvolvidos. Nessa direção, a Organização Internacional Enda Terceiro Mundo fez uma análise e um balanço da participação africana em Durban.

Leia mais >>

África e a nova paisagem mundial: desafios e oportunidades

terça-feira 3 de Abril de 2012

O tema central será: “África e a nova paisagem mundial: desafios e oportunidades”. Como de costume, as assembléias contarão com a presença de numerosas personalidades de alto nível dos países-membros do Grupo do Banco.

Leia mais >>

Declaração das organizações africanas presentes no Fórum Alternativo Mundial da Água

segunda-feira 2 de Abril de 2012

No âmbito do Fórum Alternativo Mundial da Água, em Marselha (França) de 14 a 17 de Março de 2012, as organizações da sociedade civil na África aproveitaram a oportunidade para organizar um espaço de denúncia e de ação. Os compromissos que foram assumidos estão estampados na Declaração anexa.

Leia mais >>

... | 100 | 110 | 120 | 130 | 140 | 150 | 160 | 170 | 180 | 190

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |