As negociações para os Acordos de Associação Econômica entre a União Européia e a África não progrediram

sexta-feira 23 de Março de 2012Título: Situação das negociações para os AAE entre a UE e a África. Fonte: Resumos de comunicações. Temática: comércio entre a União Européia e a África. As negociações para os AAE entre a UE e as cinco regiões africanas não progridem desde o começo de 2012. Apesar da determinação da UE de fechar acordos, os diferentes Estados e as comunidades regionais africanas se mostram cautelosas. Em algumas regiões se observam modestos progressos, porém, as negociações em geral estão praticamente bloqueadas por todo o (...) Leia mais >>

Workshop de formação sobre ferramentas de avaliação de vulnerabilidade

sexta-feira 23 de Março de 2012

O Programa Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento de ENDA organiza o Workshop: Ferramentas de avaliação da vulnerabilidade de planejamento da adaptação à mudança climática, que ocorrerá em Dacar, Senegal de 10 a 14 de abril 2012.

Leia mais >>

Negociadores africanos da cúpula Rio + 20 se reúnem em Nova York para debater em torno de “uma voz para África"

terça-feira 20 de Março de 2012

Os negociadores africanos da próxima cúpula Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável, a realizar-se no mês de junho, se reuniram na semana passada em Nova York, para uma sessão de capacitação técnica. O Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD) apóia seis negociadores dos Estados africanos membros.

Leia mais >>

Curso de verão sobre gênero 2012: Sexualidades Africanas

quarta-feira 14 de Março de 2012

CODESRIA organiza - desde 1994 – um curso de verão sobre gênero, que reúne a cada ano de 12 a 15 pesquisadores, durante três semanas, para discutir, trocar experiências e contribuir para a ampliação do conhecimento

Leia mais >>

A primavera das mulheres?

quarta-feira 14 de Março de 2012

As sociedades árabes estão dividas pela dicotomia entre o conservadorismo em nome dos valores árabe-muçulmanos e os valores de progresso social, de modernidade e de igualdade de direitos, os que implicariam a separação entre a religião e o exercício do poder político.

Leia mais >>

África: A luta das mulheres

quarta-feira 14 de Março de 2012

“O empoderamento das mulheres rurais e seu papel na erradicação da pobreza e a fome, o desenvolvimento e os desafios atuais” é o tema do Dia Internacional da Mulher de 2012, comemorado em oito de Março. As mulheres africanas foram despojadas de suas terras muitas vezes. Estudos revelam que as africanas fornecem 70% da produção alimentar e constituem perto da metade da mão-de-obra agrícola. Além disso, se ocupam em 80% ou 90% do processamento, armazenamento e transporte dos alimentos, assim como de manter limpos e cuidados os cultivos.

Leia mais >>

A odiosa dívida da África

quarta-feira 14 de Março de 2012

Léonce Ndikumana dedica-se a dissipar dois “mitos”: que África custaria caro aos países desenvolvidos, e que a corrupção seria parte integrante de seu DNA.

Esmiuçando os dados oficiais, este economista da Universidade de Massachusetts em Amherst calculou que o montante de 735 bilhões sumiu do continente de 1970 a 2008. (944 bilhões com os juros), isto é, mais do que a ajuda ao desenvolvimento concedida a esta região durante o mesmo período.

Leia mais >>

REPENSAR O DESENVOLVIMENTO: ALTERNATIVAS GLOBAIS E REGIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO NO SUL

terça-feira 13 de Março de 2012

A Associação de Estudos Asiáticos Políticos e Internacionais (APISA), o Conselho Latino Americano para as Ciências Sociais (CLACSO) e o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) têm o prazer de anunciar – no quadro da segunda fase de três anos do Africa/Asia/Latin America Scholarly Collaborative Program -o apelo a candidaturas para participação no Quinto Instituto de Verão Sul-Sul sobre Repensar o Desenvolvimento: Alternativas Globais e Regionais para o Desenvolvimento no Sul. Este instituto terá lugar em Recife, Brasil, de 21 de Maio a 1 de Junho de 2012.

Leia mais >>

Rumo a uma fundação Jacques Bugnicourt

terça-feira 6 de Março de 2012

Desde a criação de Enda Tiers Monde em 1972, Jacques Bugnicourt, seu fundador, estabeleceu uma rede de parceiros institucionais e de doadores que proporcionou autonomia de ação a Enda. A vocação internacional e de intercâmbio Sul/Sul da organização se concretiza, em parte, graças a esses doadores estratégicos, desde o começo dos anos 80, e a diversidade de temáticas tratadas pelas entidades, assim como a abertura de entidades descentralizadas na América Latina, África e Ásia.

Leia mais >>

De volta a Rio, para expressar de novo nosso direito a indignar-nos

segunda-feira 5 de Março de 2012

O primeiro exemplar de “Vivre autrement” foi publicado há mais de 25 anos. É uma revista dedicada à informação e à sensibilização dos leitores. O primeiro número abriu nova era em tempos em que não havia muitas publicações desse tipo na África.

Leia mais >>

... | 100 | 110 | 120 | 130 | 140 | 150 | 160 | 170 | 180 | 190

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |