Desenvolvimento do tecido produtivo em Safim (Guiné Bissau), através da formação e Organização da população e da diversificação da produção local. Sistematização da Experiência

sexta-feira 2 de Março de 2012

Projeto de Cooperação da Fundação Educação e Desenvolvimento e IEPALA no desenvolvimento da produção em Safim (Guiné Bissau)

Leia mais >>

África se afasta de Ocidente.

quinta-feira 1 de Março de 2012

A situação dos ocidentais se complica no Egito. Como tínhamos comentado no final de dezembro e começo de janeiro, 17 escritórios de ONGs egípcias e de outras nações, especializadas na defesa dos direitos humanos e na promoção da democracia, foram invadidos.

Leia mais >>

As experiências da invasão à Líbia

quinta-feira 1 de Março de 2012

No âmbito de uma Conferência focada nas «Reflexões sobre a manutenção da paz, a soberania dos Estados e a governabilidade democrática na África», Thabo Mbeki, ex-presidente da República da África do Sul afirmou, na Universidade do Cabo Ocidental, o seguinte: "Ao calor das intervenções do Ocidente na Costa do Marfim e na Líbia, há exatamente um ano, os africanos estão diante de uma nova ordem internacional que antecipa a exploração do continente para abocanhar seus recursos. Temos à vista, portanto, uma política de terra arrasada a fim de promover a "re-colonização" e limitar as possibilidades de estabelecer uma aliança estratégica, especialmente com a China.”

Leia mais >>

Haiti se reúne com a União Africana.

quinta-feira 1 de Março de 2012

Haiti é o primeiro país não africano em se converter membro da União Africana. No último dia 4 de fevereiro, durante a Cúpula da UA, ocorrida em Adis Abeba, a capital da Etiópia, a Pérola das Antilhas trocou de status: de país observador, passou a ser membro associado da União. A notícia será formalizada na próxima Cúpula da UA em Malaui, no mês de junho.

Leia mais >>

7ª Edição da Semana Anti-Colonial

quarta-feira 29 de Fevereiro de 2012

A Semana Anti-Colonial se organiza ao espírito da denúncia da lei de 23 de fevereiro de 2005 sobre a « contribuição positiva da colonização ». A 23 de fevereiro de 2012 começou, por iniciativa de Sortir du Colonialisme, a 7ª edição da Semana Anti-Colonial, que será encerrada em 17 de março com uma Marcha Solidária dos Povos em Luta, em articulação com o coletivo D’ailleurs Nous Sommes d’Ici. Nessa semana, haverá numerosos eventos: colóquios, projeção de filmes, concertos. A Bellevilloise sediará o Salão Anti-Colonial, durante o qual serão entregues os prêmios do Livro Anti-Colonial, do Colonialista do Ano, e o da Francáfrica.

Leia mais >>

QUAL É A POLÍTICA EXTERIOR PARA A FRANÇA?

quinta-feira 23 de Fevereiro de 2012

Rémy HERRERA é Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Científicas, conhecido pelas siglas em francês CNRS. Às três perguntas seguintes: pode-se aceitar que a França se comporte como uma potência imperialista, neocolonial inclusive? Pode-se aceitar o confronto com o Sul e o auge das extremas-direitas que o acompanha? Que a esquerda se reconstrua, em parte graças a esta renda imperialista? As respostas de Rémy HERRERA seriam: Não, Não e Não! Três vezes Não que vale mais para a França que um triplo A! No meu entendimento, as respostas do autor neste artigo deveriam ser: Não, Não e Não! Três vezes Não, o que vale mais para a França que três A!

Leia mais >>

O empoderamento da mulher rural e seu papel na erradicação da pobreza, o desenvolvimento e os desafios atuais

quarta-feira 22 de Fevereiro de 2012Título : O empoderamento da mulher rural e seu papel na erradicação da pobreza, o desenvolvimento e os desafios atuais. Fonte : Notícias Pambazuka. Idioma : Francês. Palavras-chave : Mulher, erradicação da pobreza, desenvolvimento, etc... No mês de março, a Comissão das Nações Unidas para a Condição da Mulher realizará sua 56a sessão. Para o encontro, a Assembléia de Mulheres Africanas preparou uma declaração sobre o empoderamento da mulher rural e sua função na erradicação da pobreza, o desenvolvimento (...) Leia mais >>

Enda Tiers Monde mobiliza 250 observadores e 28 supervisores

segunda-feira 20 de Fevereiro de 2012

A Organização Enda Tiers Monde, em parceria com a Plataforma de atores não estatais para o acompanhamento da ação de controle, arregimentará 250 observadores e 28 supervisores no território senegalês para as eleiçoes presidenciais de 26 de fevereiro de 2012.

Leia mais >>

África: A Carta Africana sobre Democracia se torna operante

terça-feira 14 de Fevereiro de 2012

Em comunicado público da AFIC, “a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governabilidade, assinada pelos Estados da África em 30 de janeiro de 2007, está operante; os quinze Estados africanos membros da União ratificaram-na e depositaram os instrumentos de sua ratificação na União Africana”.

Leia mais >>

Madagascar: Fim da venda de terras aos estrangeiros

segunda-feira 13 de Fevereiro de 2012

A solicitação "Fim dos despejos das famílias malgaxes de suas terras" foi enviada pela primeira vez às autoridades malgaxes em 12 de setembro passado. Sua difusão permitiu tornar pública a existência da acumulação de terras em várias regiões, há muitos anos, e fez com que o Coletivo TANY abrisse exaustivas investigações. Em relação às informações sobre as vendas de terras aos estrangeiros, em Madagascar, se decidiu reclamar das autoridades malgaxes uma absoluta transparência.

Leia mais >>

... | 100 | 110 | 120 | 130 | 140 | 150 | 160 | 170 | 180 | 190

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |