Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (ALER)

domingo 11 de Março de 2012

Rua: La Floresta, Valladolid 511 y Madrid
Quito, Ecuador.

Código postal: 17034639

Telefone: (00 593 2) 255 9013/2

Fax: (00 593 2) 250 39 96

CE-mail: info@aler.org

Contato: Nelsy Lizarazo. Secretáría Executiva

E-mail contato: nelsy@aler.org

Surgimento: A Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (ALER) foi criada em 1972, quando 18 rádios da Igreja Católica decidiram se associar. Estas emissoras vinham alfabetizando a distância, especialmente no campo. Ao se juntar, buscavam melhorar o planejamento e a avaliação dos programas educativos, capacitar o pessoal das emissoras, encontrar apoio econômico internacional, entre outros objetivos. A rádio exclusivamente educativa acabou mudando logo. ALER transformou-se na associação de rádios populares.

A situação de pobreza prevalencente na América Latina, a elevação das lutas populares, a radicalização de certo setor da Igreja, a insurgência revolucionária em vários países, o avanço dos partidos de esquerda, entre outros, e a luta contra regimes ditatoriais que se iam impondo na América Latina, contribuíram para a mudança. A rádio popular inaugurou um modelo participativo nos meios privilegiando a palavra dos mais humildes, dos excluídos, pensando sempre em sua organização social e política para a transformação das estruturas dos países. Rádios de ALER combateram as ditaduras que se sucederam na América Latina; ALER assumiu com força a função de formação e orientação nos conceitos e objetivos da rádio popular.
E, ao mesmo tempo, ofereceu produções radiofônicas inovadoras, pesquisas, manuais de produção radiofônica e workshops para diretores, produtores, programadores e pesquisadores da rádio. A constituição de ALER também se modificou. Era, na prática, uma associação de rádios de “inspiração católica – cristã” e passou a ser de “inspiração cristã e/ou humanista”. Assim, acolheu instituições não necessariamente ligadas a projetos da igreja. Assim, começaram a participar da associação rádios comunitárias que se haviam desenvolvido em vários países da América Latina e cujos objetivos coincidiam com os de ALER na busca da construção de sociedades mais justas e dignas.

No começo dos anos 90, as emissoras que integram ALER acharam necessário se constituir em redes radiofônicas com a finalidade de aumentar a incidência na sociedade e dar mais poder à voz das maiorias no continente. Desde 1997, portanto, ALER tem um serviço radiofônico de interconexão continental, cujos suportes principais são o satélite e a Internet.

Hoje em dia, o Sistema Intercontinental de Comunicação Radiofônica (SICR) conta com 10 up links ou estações terrenas, o que permite cobrir a América Central e do Sul, assim como a porção sul da América do Norte. Isto representa para o sistema trabalhar, atualmente, com 87 receptores via satélite, distribuídos da maneira seguinte: Argentina 17, Bolívia 16, Colômbia 9, Costa Rica 7, Chile 5, Equador 40, El Salvador 17, Guatemala 4, Honduras 3, México 9, Nicarágua 3, Panamá 3, Paraguai 8, Peru, 25, República Dominicana 7, Uruguai 1 e Venezuela 13.

Adicionalmente, ALER conta com 117 filiadas que também se engancham ao satélite, o que permite dizer que contamos com o sistema via satélite mais importante da América. Durante estes anos, o capital máximo da Associação tem sido a experiência das estações de rádio e nossa gente, que conta suas histórias em suas próprias linguagens. Estes processos foram renovados a partir dos 90. A Associação aposta na consolidação de uma plataforma tecnológica que permita levar estas vozes da América Latina a milhões de pessoas.

Descrição: É uma Associação Civil formada por uma rede de emissoras e instituições de rádio da América Latina e o Caribe que faz comunicação radiofônica educativa.

Tem por objetivo contribuir para a articulação e o empoderamento dos setores excluídos, fornecendo propostas e consensos, em busca de sociedades mais equitativas e democráticas, promovendo a democratização das comunicações e fortalecendo as identidades culturais.

Os membros da rede - aproveitando a tecnologia de ponta – estão ligados entre si para transmitir as palavras dos que querem construir um mundo mais justo e humano.

Objetivos:
- Conseguir o fortalecimento do movimento da Rádio Popular e a democratização das comunicações na América Latina e o Caribe.
- Consolidar projetos comuns entre as rádios populares para assegurar incidência e presença regional, nacional e continental.
- Fortalecer a identidade e os vínculos associativos dentro de Aler, como Associação de inspiração cristã e/ou humanitária.
- Contribuir para a construção de sociedades democráticas e participativas, nas quais os pobres sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento.

Resultados:
- Produção radiofônica: serve para fortalecer e apoiar rádios locais (Informativa, Educativa, Evangelizadora, de entretenimento, Apoio). A produção radiofônica de Aler é um trabalho em rede e para seu funcionamento conta com um serviço de interconexão chamado ALRED: América Latina em Rede.
- Capacitação: para comunicadores que prometem ser a nova geração de formadores, que se encarregarão da capacitação em seus respectivos países.
- Pesquisa: há uma equipe de pesquisadores se formando em diferentes países do continente: a Equipe Latino-Americana de Investigação, ELAI.
- Tecnologia: buscam a consolidação de una Equipe Técnica Latino-Americana, coordenada a partir da Secretaria.
- Sustentabilidade: há uma preocupação especial pela difusão das produções de ALRED com a finalidade de conseguir patrocinadores. Em 1999 começou a funcionar a Área de Marketing da Associação com a missão de fortalecer economicamente a Secretaria Executiva e as filiadas.
- Relações: se promovem relações institucionais e coordenações que permitem melhor aproveitamento dos recursos comuns, em função de objetivos afins.

Congressos organizados regularmente
NOTA: Antiga ’Estrutura’:
- Secretaria Executiva (com sede em Quito -Equador-).
- Junta Diretiva eleita.
- Coordenadoras Nacionais (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Rep. Dominicana, Venezuela).
- Grupos de filiadas por países ou regiões.

Ano de criação: 1972

Webmaster: webmaster@aler.org.ec

Seções: ALER Institucional, Produção e programação, Nossas redes, Nossas parceiras, Formação e pesquisa, ALER la Mirona, Podcast, Biblioteca, Serviços Externos, Fale conosco.

Idiomas: Castelhano

Descritores: Alfabetização, Comunicação, Direito à informação, Educação a distância, Educação popular, FIDC, 1º Fórum, Interculturalismo, 4º Fórum, Liberdade de Expressão, Liberdade de imprensa, Rádios, 5º Fórum.

Cenários: Internacional

Âmbito científico: Ação social, Comunicação, Formação e capacitação, Pesquisa e estudos.

Países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominicana, Rep. Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela.

Regiões: América Latina

Funções: hierarquia superior

Tipos de Agente: Centros de formação, Meios de comunicação, Redes / Plataformas / Foros

Revistas e/ou publicações editadas
Rádio na era digital.
Manual de Jornalismo Preventivo em Saúde Memória do Seminário Internacional “Comunicação e Poder-es: América Latina no S. XXI”.
A Migração Imaginada na imprensa equatoriana. A prática inspira. A rádio popular diante do século XXI.
Manualzinho ambiental.
Manuais de capacitação:
- A Notícia popular.
- A entrevista.
- A locução na rádio popular.
- A entrevista radiofônica.
- A linguagem popular.
- O riso na rádio popular.

Observações:
Outros contatoo de ALER para temas FIDC:
- Anaite Vargas (Coordenadora de Sustentabilidade)
- Hugo Ramírez ( Departamento de Comunicação).

Adscrita a:
- Associação Mundial de Rádios Comunitárias - América Latina e o Caribe
- Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação
- Conselho Hemisférico Américas do FSA
- Fórum Internacional Democracia e Cooperação
- Observatório Controle Ibero-Americano dos Direitos dos Migrantes
- Plataforma para os Direitos de Comunicação
- Projeto Inter-comunicação América Latina- Europa
- Rede Dominicana de Intercâmbio para o Desenvolvimento

Hierarquias Inferiores:
- América Indígena en Red ALER
- Red ALER Mercadeo
- Red de Comunicación y Desarrollo
- Red de Comunicación y Educación
- Red de Comunicación y Migración
- Red de Evangelización y Comunicación
- Red de Formadores en Comunicación
- Red de Políticas Públicas
- Red de Soporte Tecnológico
- Red Informativa Continental
- Red Intercultural Amazónica de Radio
- Red Kiechwa Satelital

Organizações membro:
- Aire Libre Radio Comunitaria
- ASO-ACER
- Asociación Chami Radio
- Asociación Cultural MAM/BALAM Estereo
- Asociación de Radios y Programas Paticipativos de El Salvador (ARPAS)
- Asociación la Voz de María. 1430 AM Emisora Kennedy
- Asociación para la Comunicación y la Educación Radiofónica (ACER)
- Asociación Radio Comunitaria Estereo de San Gil “La Cometa” (La Cometa)
- Centro de Comunicación Voces Nuestras
- Centro de Educación Popular Qhana
- Centro de Producción Radiofónica (CEPRA)
- Comunicadores Asociados
- Coordinadora de Radios Populares y Educativas del Ecuador (CORAPE)
- Coordinadora Nacional de Radios (CNR)
- CPDR El Día del Pueblo (CPDR)
- Educación Radiofónica de Bolivia (ERBOL)
- Emisora Mariana, Escuelas Radiofónicas Populares del Ecuador (ERPE)
- Espinharas de Patos
- Fe y Alegría. Paraguay
- FGER
- FM 98.1 La Nueva
- FM Compartiendo 89.7
- FM en Tránsito
- FM La Tribu
- FM Pocahullo
- Fm Raices
- Fundación Acción Cultural Loyola (ACLO)
- Grupo ComunicArte
- Illuman, Instituto Costarricense de Enseñanza Radiofónica (ICER)
- Instituto de Cultura Popular (INCUPO)
- Instituto Radiofónico Fé y Alegría. Ecuador (IRFEYAL)
- Instituto Radiofónico Fé y Alegría. Venezuela (IRFA)
- La voz de Colomba
- La Voz de Nahuala
- Profeta Tu Radio
- Radio ABC Difusora Dominicana
- Radio Allinccapac
- Radio Bemba
- Radio Cáritas
- Radio Cayacoa
- Radio Chaguarurco
- Radio Chiwalaki
- Radio Chortí FM Tierra
- Radio Comunidad Enrique Angelelli
- Radio Comunitaria FM Bajo Flores
- Radio Comunitaria La Ranchada
- Radio Cutivalu
- Radio Emissora de Educaçao Rural Santarém LTDA
- Radio Encuentro
- Radio Enmanuel
- Radio Enriquillo
- Radio Esperanza de Aiquile
- Radio Estrella del Mar
- Radio Fé y Alegría Paraguaipoa 92.3 FM
- Radio Fé y Alegría. Caracas
- Radio Fé y Alegría. Guasdualito
- Radio Fe y Alegria. Guayana 103.1 FM
- Radio Fe y Alegria. Machiques 105.5 FM
- Radio Fé y Alegría. Maracaibo
- Radio Fe y Alegria. Pedregal 105.7 FM
- Radio Fé y Alegría. Simón Rodriguez
- Radio Fe y Alegria. Tucupita 92.1 FM
- Radio FM ALAS 89.1
- Radio Huayacocotla
- Radio Juan XXIII
- Radio La Luna
- Radio la Voz de Atitlan
- Radio la Voz de Guamote
- Radio La Voz de la Costa
- Radio la Voz de la Selva
- Radio Latacunga
- Radio Marañón
- Radio Marien
- Radio Maya Visión
- Radio Mensaje
- Radio Onda Azul
- Radio Paz
- Radio Pa´i Puku
- Radio Pío XII
- Radio Pioneira de Teresina
- Radio Progreso. Honduras
- Radio Quillabamba
- Radio Regional de Cicero Dantas
- Radio Runacunapac Yachana Huasi
- Radio San Gabriel
- Radio San Miguel. Bolivia
- Radio San Miguel. Honduras
- Radio San Roque González
- Radio Santa Clara
- Radio Santa Cruz
- Radio Santa María (590 AM) y Estudio 97.9 FM
- Radio Seybo
- Radio Sicuani
- Radio Sucumbios
- Radio Sur 90.1 F.M.
- Radio Teocelo
- Radio Tierra
- Radio Trinidad
- Radio Veraguas
- Radio Voix des Paysans de Sud
- Radio Yaravi
- Radio Ysuca
- Radio Yungas
- Radiodifusora San Sebastián SCRL
- Raudal Estéreo 92.9 FM
- Red Nacional de Emisoras
- Santa María de Coyhaique
- Unión de Emisoras Católicas (UDECA)
- Voz Sin Fronteras

Ver em linha : http://www.aler.org/

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |