Southern and Eastern African Trade Information and Negotiations Institute (SEATINI)

quarta-feira 30 de Maio de 2012

Rua: 20 Victoria Drive
Newlands, Harare
Zimbábue

Telefone: 26 34 78 80 78 ; 26 34 78 80 79

Fax: 26 34 78 80 78 ; 26 34 78 80 79

E-mail: seatini.zw@undp.org

Contato: Oduor Ongwen

E-mail contato: oongwen@yahoo.com ; oongwen@gmail.com

Surgimento: SEATINI é uma iniciativa que surge sob os auspícios da Rede Internacional do Grupo Sul (International South Group Network (ISGN). ISGN é uma rede de cooperação Sul-Sul destinada a facilitar a pesquisa, a análise e a promoção de temas de interesse para o Sul, como o comércio, a ajuda, o desenvolvimento, a dívida, a governança, os direitos humanos, o ajuste estrutural, as relações de gênero, a pluralidade cultural, o meio ambiente, e a proteção dos sistemas de valores intelectuais dos povos do sul. ISGN opera a partir de seus escritórios de Harare, Manágua e Uagadugu.

Descrição: Instituto africano que busca fortalecer a capacidade da África de participar do sistema comercial global, e para manejar melhor o processo de globalização. Organiza workshops e exerce trabalhos de assessoramento, para que os responsáveis políticos da África do Sul e do Leste melhorem sua capacidade de negociação no comércio internacional. Realiza trabalho de pesquisa e estabelecimento de redes com outras organizações. Seu objetivo é o sistema de comércio aberto, justo, regulado, transparente, seguro, não discriminatório e previsível.

Objetivos:
- Pesquisar, documentar e difundir a informação sobre a repercussão, nos países pobres, dos acordos comerciais e de investimento, assim como as informações das relações econômicas internacionais e as cadeias de recursos mundiais.
- Fomentar a capacidade dos encarregados de formular políticas econômicas, negociadores comerciais, parlamentares e organizações da sociedade civil, para que se comprometam com o comércio mundial, as finanças e as políticas de investimento internacional e as relações de poder.
- Promover o discurso das alternativas à economia mundial dominante, regimes, sistemas e paradigmas.

Resultados:
- SEATINI organiza periodicamente workshops de alto nível sobre políticas para a região da África meridional e oriental, a fim de discutir assuntos de interesse comum, e, se for possível, chegar a posições comuns de negociação. Especialistas de países do Terceiro Mundo, e de organizações internacionais como a UNCTAD – experientes nestas questões – são convidados a participar, para dirigir os debates e para ajudar a analisar as mudanças ocorridas no contexto do comércio e do desenvolvimento.
- SEATINI constitui comissões de pesquisa relacionadas com o comércio. Os resultados das pesquisas são publicados na integra, e em pequenos documentos informativos sobre temas específicos.
- SEATINI estabelece redes com os encarregados de formular políticas, pesquisadores e acadêmicos, negociadores comerciais internacionais e os profissionais, consultores e organismos da sociedade civil.
- SEATINI publica um boletim quinzenal que foca questões relativas às negociações comerciais, e outras questões que têm impacto na formulação de políticas para o desenvolvimento sustentável do continente africano.
- SEATINI organiza consultoria de assessoramento formada por consultores e especialistas que tiveram experiência prática com as negociações comerciais. Podem ser consultados para proporcionar informação, análise, e as posições de negociação e técnicas. Este serviço, por enquanto, só está disponível para os países africanos. E só se oferece através dos meios de comunicação eletrônicos.

Ano de criação: 1997

Idiomas: Inglês

Descritores: Comércio exterior, Comércio internacional, FIDC, 4º Fórum, Política econômica, Relações internacionais, Serviços de assessoramento e consultoria, 5º Fórum.

Cenários: Internacional

Países: Quênia, África do Sul, Uganda, Zimbábue

Regiões: África, África Austral, África Oriental

Funções: hierarquia superior

Tipos de Agente: Centros de formação, Centros de pesquisa, Redes / Plataformas / Foros

Biblioteca: SIM

Revistas e/ou publicações editadas:
- SEATINI bulletins

Adscrita ao: . Fórum Internacional Democracia e Cooperação

Organizações membros:
- Social Development Network (SODNET)

Hierarquias Inferiores:
- Southern and Eastern African Trade Information and Negotiations Institute. Kenya
- Southern and Eastern African Trade Information and Negotiations Institute. Uganda

Ver em linha : http://www.seatini.org/

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |