União Nacional de Camponeses (UNAC)

quarta-feira 30 de Maio de 2012

Rua: Rua Valentim Siti, n. 30 R/C
Maputo, Moçambique.

Código postal: 1.016

Telefone: 258 (21) 30 67 37 / Cell (82) 30 01 875

Fax: 258 (21) 30 67 38

E-mail: contacto@unac.org.mz ; unac.adv@gmail.com

Contato: Augusto Macheve

E-mail contato: unacmaputo@teledata.mz

Surgimento: A União Nacional de Camponeses (UNAC) é uma associação camponesa criada para defender os interesses desse segmento populacional e para dar resposta aos desafios e expectativas das organizações de base em nível nacional. Foi criada em 1987 com o apoio da UGC como primeiro núcleo. Sua primeira Assembléia Geral Consultiva ocorreu em 1993 e sua personalidade jurídica foi reconhecida em 1994.

Descrição: A UNAC é um movimento camponês de Moçambique formado por produtores agropecuários organizados em associações, cooperativas e grupos de ajuda mútua. Reúne 50 mil sócios enquadrados em perto de mil associações e cooperativas, 64 uniões de distrito, duas uniões gerais e três provinciais.

Sua vocação é nacional, portanto, busca expandir-se mais e mais, e ter cobertura em todo o território moçambicano. A UNAC tem provada experiência quanto ao fortalecimento do movimento associativo camponês, formação e capacitação técnica e geração de segurança alimentar de intervenção.

Sua missão é lutar para que os camponeses (mulheres, homens e jovens) sejam protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, próspera e solidária.

Objetivos:
- Promover e ampliar (qualitativa e quantitativamente) a auto-organização dos camponeses, para o fortalecimento dinâmico das comunidades.
- Intensificar ações que permitam garantir a soberania alimentar das famílias camponesas.
- Ser cada vez mais a voz representativa que defenda os interesses sociais, econômicos e políticos dos camponeses, a fim de conseguir o desenvolvimento sustentável.
- Aumentar as capacidades da organização como movimento para responder ativamente aos desafios da base.

Resultados: Desde o começo, aposta na criação de associações camponesas. UNAC realizou atividades no âmbito da defesa dos direitos dos camponeses, a promoção de associacionismo rural, a formação técnica e administrativa, a elaboração e a implementação de projetos de desenvolvimento e ações de ajuda humanitária e emergência. A UNAC contribuiu para a elaboração da atual Lei da Terra. Graças ao esforço, seriedade e transparência, conquistou a credibilidade das instituições de Estado e Governo, e dos parceiros de cooperação nacional e internacionais. A UNAC está executando vários projetos para fortalecer as associações e comunidades de base de camponesas em diferentes zonas do país.

Ano de criação: 1987

Idiomas: Inglês, Português

Descritores: Agricultura, Desenvolvimento rural, FIDC, Mulheres rurais, Soberania alimentar, 5º Fórum.

Cenários: Estatal

Linhas de Ação:
- Fortalecimento das comunidades rurais.
- Terra.
- Comercialização.
- Extensão Rural Participativa.
- Voz Política dos camponeses.
- Soberania Alimentar.
- HIV/AIDS.
- Gênero

Países: Moçambique

Regiões: África Austral

Tipos de Agente: Redes / Plataformas / Foros

Adscrita ao:
- Fórum Internacional Democracia e Cooperação
- Via Campesina. Office for Africa. Moçambique

Ver em linha : http://www.unac.org.mz/

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |