6º Fórum Social Africano na RDC: O Movimento Social Africano marca encontro.

A África dos povos marcha por ‘Outro mundo de justiça social, igualdade, democracia e paz’

Kinshasa, RDC, de 17 a 20 de janeiro de 2013

quinta-feira 18 de Outubro de 2012

Todas as versões deste artigo : [English] [Español] [français] [Português]

Título: ‘A África dos povos marcha por ‘Outro mundo de justiça social, igualdade, democracia e paz’.

Editor: Fórum social congolês.

Linguagem: Francês.

Data: Kinshasa, RDC, de 17 a 20 de janeiro de 2013.

Tipo de documento: Comunicado de imprensa.

Tema: Fórum social africano/congolês.

Palavras-chaves: justiça social, democracia, igualdade, pan-africanismo, mobilização em massa.

A coordenação do Fórum Social Congolês confirma a realização do 6º Fórum Social Africano em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, de 17 a 20 de janeiro de 2013, sob o lema: A África dos povos marcha por ‘Outro mundo de justiça social, igualdade, democracia e paz’. A realização do 6º Fórum Social coincide com o 42º aniversário de assassinato de um dos maiores pan-africanistas: Patrice Emery LUMUMBA Uma chamada de apoio, de coesão e de mobilização foi feita a toda comunidade de atores sociais e aos ativistas de justiça social, de igualdade e direitos sociais, políticos, econômicos e culturais da República Democrática do Congo, da África e do mundo. Todos foram convocados a converter a 6ª Edição do Fórum Social Africano em uma oportunidade de promoção da solidariedade entre os povos e organizar uma grande mobilização africana contra as políticas anti-sociais e todos os tipos de ditaduras.

Vale recordar que o Fórum Social Africano - parte integrante do processo do Fórum Social Mundial - é um espaço democrático de convergência dos Movimentos Sociais que se enfrentam à dominação do mundo pela força financeira, e lutam por um mundo melhor, com justiça e direitos humanos para todos, sendo o ser humano o centro de todos os interesses, tanto políticos quanto econômicos. Não admite os movimentos armados, nem recorre ao ódio. As organizações não governamentais nacionais, africanas e internacionais, as associações, as mutualistas, os sindicatos, as organizações camponesas, os movimentos de mulheres e da juventude, as organizações de direitos humanos, as ONGs, as instituições nacionais e africanas de apoio à democracia e à integração regional estão todas convocadas a participar da 6ª Edição do Fórum Social Africano, bem das diversas atividades a serem realizadas no seu contexto: conferências-debates, exposições, intercâmbio de informação, atividades culturais, abaixo-assinados, venda de produtos, entre muitas outras.

A Coordenadora do Fórum Social Congolês lança chamada a todos os amigos do FSC e das ONGs, bem como Fundações Internacionais, para que ajudem com dinheiro e materiais o Comitê Local de Organização do 6º Fórum Social Africano a fim de consolidar a preparação metodológica e logística de uma participação em massa dos movimentos sociais de todos os países e de todas as regiões africanas. A Coordenadora saúda o apoio anunciado por seus aliados tradicionais.

O Comitê Local de Organização garante a logística e os aspectos pedagógicos do Fórum, mas não têm condições de assumir o custo financeiro dos participantes. Os delegados das diferentes organizações e dos movimentos de todos os meios devem mobilizar-se para custear sua participação.

O Comitê Local de Organização enviará os convites e fará as diligências necessárias para a obtenção dos vistos de entrada ao país aos que solicitarem esse serviço. Haverá um encontro de intercâmbio sobre a organização da 6ª Edição do Fórum Social Africano sexta-feira 19 de outubro de 2012, às 13.00h em PRODDES.

O programa indicativo do 6º Fórum Social Africano estará em comunicação permanente. Para mais informação:

inscriptionfsa2013@gmail.com / proddesrdc@yahoo.fr +243818451405; +243990299007

Outra África mais justa é possível! Vamos construí-la juntos! Vamos construí-la solidariamente!

Kinshasa, 16 de outubro de 2012. Comitê organizador local.

Martín LOFETE NKAKE
Coordenador do FSC V/Presidente da Confederação Sindical do Congo FSC e da Rede PRODDES

Danny SINGOMA K
Secretário Permanente da Rede PRODDES – Rede pela Promoção da Democracia e dos Direitos Econômicos e Sociais Kinshasa
República Democrática do Congo
Telefone: +243 990 023 637 ó +243 999 905 474
proddesrdc@yahoo.fr ou bosskabalob@yahoo.fr

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |