Aliança Mundial de Cooperação para o Desenvolvimento Eficaz

As Organizações da Sociedade Civil lançam nova Plataforma de Eficácia para o Desenvolvimento

sexta-feira 8 de Fevereiro de 2013

Todas as versões deste artigo : [English] [Español] [français] [Português]

Cinqüenta organizações líderes da sociedade civil lançaram nova Plataforma de Eficácia para o Desenvolvimento das Organizações da Sociedade Civil depois da Primeira Reunião do Conselho Mundial da Plataforma das Organizações da Sociedade Civil de Eficácia para o Desenvolvimento realizada em Nairóbi, Quênia, dias 8 e 9 de dezembro de 2012.

Membros do Conselho Mundial da Plataforma de Eficácia para o Desenvolvimento durante o lançamento formal da plataforma nos últimos 8 e 9 de dezembro em Nairóbi, Quênia.

O Conselho Mundial da Plataforma de Eficácia será o sucessor coletivo de BetterAid e do Fórum Aberto para um Desenvolvimento Eficaz das Organizações da Sociedade Civil e articulará as organizações da sociedade civil de todo o mundo na questão da eficácia no desenvolvimento, em primeiro lugar no contexto da Aliança Busan para uma Cooperação ao Desenvolvimento Eficaz da Cooperação.

O Conselho Mundial da Plataforma de Eficácia para o Desenvolvimento é presidido por Emele Duituturaga (Associação das Organizações Não Governamentais das Ilhas do Pacífico), Mayra Moro-Coco (Associação para os Direitos ao Desenvolvimento da Mulher), Richard Ssewakiryanga (Fórum de ONGs de Uganda), e Antonio Tujan (IBON International) e representa o órgão máximo de tomada de decisões da plataforma.

A nova Plataforma facilita a consolidação dos esforços das organizações da sociedade civil na defesa da entrada em ação dos comitês Busan, ao mesmo tempo continua impulsionando as demandas das organizações da sociedade civil que estiveram incluídas no documento final Busan.

A plataforma voluntária pretende promover a eficácia no desenvolvimento, especialmente no que diz respeito à cooperação para o desenvolvimento e busca a consecução dos direitos humanos, a justiça social, a igualdade (especialmente a igualdade de gênero) e a sustentabilidade no desenvolvimento.

Pretende mobilizar o mais vasto e diverso leque das organizações da sociedade civil, para conseguir sua participação em massa na Aliança Busan para uma Cooperação Eficiente ao Desenvolvimento. Se bem que os esforços se articulam em nível global, a plataforma se encarregará de focalizar os resultados em cada país, onde fará a contribuição mais significativa para as vidas dos mais pobres, os marginalizados e aqueles cujos direitos são os mais ameaçados.

As principais prioridades da Plataforma de Eficácia para o Desenvolvimento englobam a eficácia para o desenvolvimento das organizações da Sociedade Civil, e a criação de um meio propício para as organizações da sociedade civil, bem como um enfoque de desenvolvimento baseado nos direitos humanos. As áreas estratégicas de compromisso incluem OECD-DAC/DCD, a UN-DCF, o processo Pós-2015 e o Marco de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável, bem como Busan Building Blocks, o setor privado e a Cooperação Sul-Sul.

A concentração de esforços para criar uma plataforma de organizações da Sociedade Civil mais eficaz nasce do compromisso da Sociedade Civil na assistência e a agenda de eficácia para o desenvolvimento, especialmente a Declaração de Paris e a Agenda de Acra para a Ação (AAA).

BetterAid e o Fórum Aberto para a Eficácia no Desenvolvimento das Organizações da Sociedade Civil encabeçam um leque de processos das organizações da sociedade civil com os olhos postos no estabelecimento de uma plataforma de organizações da sociedade civil. Para que este processo fosse inclusivo e participativo, se realizaram consultas com as circunscrições regionais e setoriais das organizações da sociedade civil, para aperfeiçoar o mandato da Plataforma. Estas consultas resultaram na indicação de coordenadores regionais e pessoas focais sub-regionais que, hoje em dia, constituem o Conselho Global da Plataforma.

Para 2013, espera-se que o Conselho Mundial da Plataforma de Eficácia atue em plenitude em nível sub-regional e em cada país.

Ver em linha : As Organizações da Sociedade Civil lançam nova Plataforma de Eficácia para o Desenvolvimento

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |