Fórum Social Mundial

Fórum Social Mundial: Contagem regressiva para Tunísia 2013

Tunísia, de 26 a 30 de março 2013

quinta-feira 18 de Outubro de 2012

Todas as versões deste artigo : [Español] [français] [Português]

O movimento altermundista em marcha para o FSM 2013. Na Tunísia, a palavra de ordem é mobilizar-se « ¡para que floresçam os frutos da primavera, para que outro mundo seja possível! »

O FSM 2013 ocorrerá na Tunísia de 26 a 30 de março de 2013. Esta decisão foi tomada após varias conciliações no seio dos movimentos sociais na Tunísia e com outros países do Magrebe referendando a decisão do Conselho Internacional tomada em Paris e renovada em Monastir (Tunísia) no mês de julho de 2012. A decisão foi comunicada às autoridades.

O Secretariado Tunisiano do Fórum Social Mundial 2013, formado pela UGTT do FTDES, da LTDH, da ATFD, de Raid-Attac, da União de Graduados Desempregados, da AFTURD, do CNLT e do Colégio de Advogados da Tunísia, trabalhou em função do Encontro de Monastir, das negociações com as autoridades tunisianas e fez grandes esforços para a inclusão de novos movimentos sociais, a ampliação temática e geográfica, apesar das dificuldades inerentes ao país e ao grupo dos países da região do Magrebe e do Mashreq Árabe, um ano depois dos acontecimentos ocorridos e que continuam conturbando a região.

O Secretariado Tunisiano do FSM 2013 formou comissões que estão trabalhando há vários meses e apresentou o programa aprovado pelo Comitê de Acompanhamento do FSM Magrebe, que se descreve a seguir:

-  15 de outubro: Lançamento do site do FSM 2013 e da inscrição das organizações, bem como a abertura das propostas de atividades.

-  1º de dezembro de 2012: encerramento da fase das propostas de atividades e publicação das propostas com a informação e as senhas dos contatos.

-  De 2 a 15 de dezembro de 2012: fase de reagrupamento (aglomerações).

-  De 16 de janeiro a 22 de janeiro 2013: inscrição das solicitações de reuniões de convergência e planejamento dos lugares destinados a estas.

-  De 1º de fevereiro a 28: elaboração do programa final, tradução aos idiomas de trabalho do FSM.

- De 1º de março a 20 de março de 2013: disposição da logística, impressão do programa e organização do lugar.

- De 26 de março a 30 de março: realização e desenvolvimento do FSM 2013.

-  30 de março 2013: manifestação de encerramento.

-  De 31 de março a 1º de abril de 2013: reunião do Conselho Internacional do FSM em Tunis.

O Comitê de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino e o Secretariado Tunisiano do FSM 2013 convidam os movimentos, sindicatos e os grupos de militantes das sociedades civis da Tunísia, do Magrebe, do Marshreq Árabe, do continente africano, do Mediterrâneo e do mundo todo a trabalharem pelo êxito desta fase fundamental, que marcará a organização e a participação no 12º Fórum Social Mundial.

O FSM 2013, assim como os Fóruns Sociais anteriores, viabilizará o encontro de homens e mulheres que lutam nas suas comunidades e com suas atividades de base contra a gestão neoliberal da economia, das ordens dos mercados financeiros, da desagregação das sociedades que pugnam pela construção da democracia, pela igualdade de todas e todos, pela solidariedade, a justiça e a paz, assim como pela preservação do meio ambiente e a defesa do bem comum.

Para que o FSM 2013 for bem-sucedido, exortamos todos os movimentos sociais a participarem juntos da largada deste processo, a contribuírem para a internacionalização das comissões preparatórias (metodologia, logística, finanças, comunicações, mobilização, dinâmicas, jovens, mulheres, cultura, etc.). Exortamos a que nos apóiem na busca de recursos humanos e financeiros que permitam a mais vasta participação do Fórum da Tunísia.

O Comitê de Acompanhamento do FSM Magrebe e o Secretariado Tunisiano anunciam um FSM 2013 em formato “extenso”. O mencionado formato extenso contribuirá para que as organizações, as redes e os movimentos da sociedade civil possam participar ativamente do FSM 2013, onde quer que estejam no mundo independentemente do número de participantes que possam enviar à Tunísia.

O Comitê de Acompanhamento do FSM Magrebe e o Secretariado Tunisiano do FSM 2013 já estão conciliando para a formação de um comitê piloto aberto e inclusivo dos sindicatos, associações e movimentos novos, em nível nacional e regional, continental e internacional para uma vasta participação que proporcione o êxito do FSM 2013.

Todos juntos nos comprometemos com o êxito do 12º Fórum Social Mundial na Tunísia, de 26 a 30 de março 2013 Por outra Tunísia, outro Magrebe-Marshreq, outra África e outro mundo! Para que os frutos da primavera floresçam, para que outro mundo seja possível!

Para que floresçam os frutos da primavera, para que outro mundo seja possível!

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |