Acordos com a China montam em 20 bilhões de dólares

terça-feira 24 de Setembro de 2013

A China prometeu investir mais de 20 bilhões de dólares nos setores petroleiro e social da Venezuela, neste domingo 22 de setembro, durante a primeira visita do presidente Nicolás Maduro à nação asiática, para ratificar a relação estratégica que mantêm ambos os países.

Leia mais >>

Os professores e os sentimentos da nação

quinta-feira 19 de Setembro de 2013

O movimento dos professores na defesa dos seus direitos e da educação não para de advertir: os sucessivos governos deixaram na ruína o sistema educativo todo, suporte da existência do México como nação e de qualquer outra comunidade imaginável de seres humanos.

Leia mais >>

Argentina: Por uma Lei que refreie os despejos e um Instituto Nacional para a Agricultura Familiar e Camponesa

quinta-feira 19 de Setembro de 2013

Em 18 de setembro, delegados e delegados das cinco organizações camponesas mais importantes da Argentina expuseram na Câmara de Deputados do Congresso da Nação a situação do setor dando novo impulso ao anteprojeto de Lei Cristian Ferreyra “Refreio aos despejos rurais”. Eles recomendaram a criação do Instituto da Agricultura Familiar e Camponesa na presença dos legisladores nacionais Edgardo Depetri, Leonardo Grosso e Adela Segarra, o Subsecretário da Agricultura Familiar, Emilio Pérsico, Ramiro Fresneda, diretor de Apoio às Organizações na SSAF e representantes do CELS.

Leia mais >>

CODEHUPY, CLADEM Paraguai e CDD Paraguai denunciam que defensora dos direitos humanos foi amedrontada e exigem apuração dos fatos e proteção

quarta-feira 18 de Setembro de 2013

A Coordenadoria de Direitos Humanos do Paraguai (CODEHUPY) e o Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) Paraguai, organização-membro da CODEHUPY, e Católicas pelo direito a Decidir (CDD) Paraguai, manifestam sua profunda indignação e rechaço à lesão do Direito à comunicação e ameaça contra a companheira Elba Núñez Ibañez, advogada, defensora dos direitos humanos, e coordenadora regional da CLADEM, e exigem do Estado paraguaio a garantia dos mecanismos e dos meios efetivos para a investigação e a proteção na defesa dos direitos humanos.

Leia mais >>

Fórum de Organizações Feministas

quarta-feira 18 de Setembro de 2013

O Fórum de Organizações Feministas é um encontro que reúne várias organizações e movimentos que trabalham em prol dos direitos da mulher na América Latina e no Caribe. Este Fórum acontecerá no domingo, 13 de outubro, na cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana, um dia antes da XII Conferência Regional sobre a Mulher na América Latina e no Caribe, órgão subsidiário da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) que se reúne regularmente a cada três anos.

Leia mais >>

Há 700 denúncias de desaparecimentos

quarta-feira 18 de Setembro de 2013

No decurso deste ano, a polícia recebeu 726 denúncias de desaparecimentos. Elevado porcentual correspondia a mulheres jovens, que foram enganadas pelos seus parceiros e acabaram sendo vítimas do tráfico de pessoas ou escaparam da violência reinante nas suas casas.

Leia mais >>

Defensores andinos abrem encontro regional com o compromisso de trabalhar contra o tráfico e pelos direitos trabalhistas dos migrantes

quarta-feira 18 de Setembro de 2013

Os Defensores do Povo da Bolívia, Venezuela, Equador e Peru abriram Encontro Ordinário do Conselho Andino de Defensores do Povo assumindo o compromisso de impulsionar ações para combater o tráfico de pessoas, a defesa dos direitos trabalhistas dos migrantes nos países andinos e o fortalecimento do intercâmbio e coordenação interinstitucional.

Leia mais >>

Descentralização, controle social e participação cidadã

quarta-feira 18 de Setembro de 2013

Nas décadas de oitenta e noventa, coincidindo com a volta à democracia depois de uma longa noite de ditaduras, vários países sul-americanos iniciaram processos de descentralização, dando ênfase, a maioria das vezes, à municipalização. Ao mesmo tempo, os governos da região se empenharam em aplicar as denominadas “políticas de ajuste” e as “reformas estruturais” que, com pouca diferença de um país a outro, também constituíram um sinal daqueles tempos. Assim, coincidiam duas correntes opostas: a democratização e a aplicação irrestrita do livre mercado.

Leia mais >>

Obama ainda não leva a sério a melhora das relações com América Latina

quarta-feira 18 de Setembro de 2013

O presidente Richard Nixon tinha vários motivos para realizar sua histórica visita à China em 1972, com a qual abriu uma nova era nas relações EUA- China. “Estamos fazendo esse negócio com a China para irritar os russos, para nos ajudar no Vietnã e para manter os japoneses na linha”, disse Nixon ao seu conselheiro de Segurança Nacional, Henry Kissinger, em julho de 1971. Porém, também tínhamos reconhecido outra coisa após 22 anos de revolução chinesa: a independência desse país era irreversível.

Leia mais >>

1º Encontro Nacional de Educadores(as) Populares

terça-feira 17 de Setembro de 2013

O Coletivo Nacional de CEAAL Porto Rico realizou em 31 de agosto o 1º Encontro Nacional de Educadores e de Educadoras Populares. O evento, cuja coordenação nacional demorou vários meses, se realizou depois de receber uma doação o Coletivo dos Fundos “Iniciativa 2013”.

Leia mais >>

0 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |