Nas ruas pela soberania energética

terça-feira 17 de Setembro de 2013

O Encontro Nacional do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens sua sigla em português) foi caracterizado pelo ímpeto de luta e de mobilização. Nos últimos dias, ocorreram importantes manifestações no centro de São Paulo: um protesto contra duas transnacionais envolvidas em casos de corrupção no sistema de transporte dessa cidade (Alstrom e Siemens, ver nota em vídeo anexado), e uma grande marcha pela soberania energética na Avenida Paulista.

Leia mais >>

Tupinambá de Olivença, alvo de ataques anti-indígenas no Brasil

segunda-feira 16 de Setembro de 2013

Escalada de violência contra Tupinambá de Olivença, um grupo indígena que ocupa um território no sul do estado da Bahia, no nordeste do Brasil, reconhecido oficialmente em 2009, depois de um longo processo legal que se arrastou por mais de uma década. Os ataques são a última fase de um tenso conflito pelo cumprimento dos direitos coletivos dos indígenas e parte de um contexto maior - definido pela falta de uma efetiva reforma agrária no Brasil - no qual, tanto indígenas como camponeses não indígenas vêem esvair a possibilidade de viver de maneira digna, ao permanecerem intactos os latifúndios e o poder dos grandes produtores rurais.

Leia mais >>

Comunicado urgente sobre o massacre em Nacahuil

sexta-feira 13 de Setembro de 2013

San José Nacahuil é uma comunidade indígena do povo Kaqchikel, tem suas próprias autoridades comunitárias e a presença policial foi dispensada pelos moradores. É a única população maia e a maior comunidade de San Pedro Ayampuc. Nacahuil se distingue por defender seu território contra as ameaças. Por exemplo, a comunidade não permitiu a passagem de TRECCSA, uma empresa que transporta eletricidade. Hoje em dia, faz parte da resistência pacífica de Puya em resistência contra a empresa mineradora na região.

Leia mais >>

Violência contra as mulheres que defendem os direitos humanos

sexta-feira 13 de Setembro de 2013

Trinta e oito defensoras dos direitos humanos no México, Guatemala e Honduras foram assassinadas de 2010 a 2012. Nesses países e em El Salvador registraram-se 414 agressões. Os dados foram revelados por "Diagnóstico - 2012: Violência contra Defensoras dos Direitos Humanos na América Central" e em 87% dos casos, os agressores foram atores estatais.

Leia mais >>

Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul

sexta-feira 13 de Setembro de 2013

“A cooperação Sul-Sul oferece soluções reais e concretas aos problemas de desenvolvimento comuns. O intercâmbio de boas práticas, o financiamento de projetos piloto em lugares inóspitos, o fornecimento de capital para ampliar os projetos que tiveram bons resultados, a produção de bens públicos regionais, o desenvolvimento e a adaptação de tecnologias apropriadas são oportunidades que a comunidade internacional deveria aproveitar melhor. No Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul exorto todos os associados a procurarem se beneficiar mais da caudal de conhecimentos do Sul Global e de sua experiência e conceituação do desenvolvimento”.

Leia mais >>

Organismos de direitos humanos rechaçam reforma à Lei 779

sexta-feira 13 de Setembro de 2013

A COORDENADORIA CIVIL e organizações que defendem os direitos humanos das mulheres se congregaram em frente à Assembléia Nacional para manifestar seu rechaço à intenção de reformar a Lei 779. Considera-se a reforma uma ameaça ao espírito da lei contravindo instrumentos internacionais destinados a prevenir e punir todas as formas de violência contra as mulheres. As mulheres externaram seu rechaço por meio de slogans, orações, e canções.

Leia mais >>

A 40 anos do golpe de Estado no Chile: Salvador Allende presente!

quarta-feira 11 de Setembro de 2013

Há 40 anos se instalava na América Latina um grande laboratório de experiências neoliberais, cujo início remonta ao golpe de Estado cometido contra o governo constitucional do companheiro Salvador Allende Gossens, em 11 de setembro de 1973 no Chile. Aquele golpe inaugurou, de algum modo, o avanço militar do capital na região. No Chile, era mais clara a conjunção do poder econômico, militar e político do imperialismo e acabou obstruindo o caminho ao socialismo. Foram as multinacionais, a direita mais rança junto com setores da oligarquia, o fascismo e a igreja católica que, financiados pela CIA, desestabilizaram um governo popular surgido democraticamente através de eleições.

Leia mais >>

Reunião do G20 na Rússia e a posição argentina

terça-feira 10 de Setembro de 2013

O G20 foi constituído na cúpula de presidentes de 2008, quando a crise mundial do capitalismo era evidente. De grupo técnico virou um conclave político para tratar de encontrar respostas à crise mundial.

Leia mais >>

Paraguai lidera estatística de desmatamento

sexta-feira 6 de Setembro de 2013

O Chaco paraguaio acha-se em momento muito delicado: lidera a vergonhosa estatística de desmatamento. O Grande Chaco Americano é o maior ecossistema da América Latina; esta região é compartilhada pela Argentina, Bolívia, Paraguai, e uma pequena porção pelo Brasil.

Leia mais >>

Guatemala: Mulheres protagonistas de a soberania alimentar

sexta-feira 6 de Setembro de 2013

Mulheres de diferentes regiões do país, membros da Coordenadora Nacional de Viúvas da Guatemala – CONAVIGUA -, são as protagonistas da produção saudável de seus próprios alimentos e do desenvolvimento econômico familiar.

Leia mais >>

0 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |