Políticas de austeridade

sexta-feira 9 de Agosto de 2013

A austeridade nos orçamentos públicos, fruto das políticas de ajuste impostas pelo FMI, não é apenas um assunto europeu. Muitos países em desenvolvimento estão sendo atingidos direta ou indiretamente. A má noticia é que, segundo as projeções da instituição financeira internacional, o pior ainda está por chegar.

Leia mais >>

No Dia Mundial dos Povos Indígenas: Estamos vigentes, já não somos invisíveis

sexta-feira 9 de Agosto de 2013

Em 9 de agosto se comemora, mais uma vez, o Dia Mundial dos Povos Indígenas. Nós, os povos indígenas andinos do Peru, seremos cumprimentados, mas vão querer nos limitar de novo ao folclore. Porém, já não somos folclore, estamos vigentes como pensamento e sabedoria ancestral. Já não somos invisíveis, já não podem tomar decisões políticas transcendentais sem escutar-nos. Nem com os cumprimentos, nem com a criação de um vice-ministério da interculturalidade se resolverão os graves problemas que nos atingem por conseqüência das políticas dos governos.

Leia mais >>

América Latina: 46 milhões de indígenas e 120 milhões de afro-descendentes

sexta-feira 9 de Agosto de 2013

A secretária executiva da CEPAL, a mexicana Alicia Bárcena, disse hoje, 9 de agosto, a EFE, que na América Latina e no Caribe vivem uns 46 milhões de indígenas e 120 milhões de afro-descendentes. E revelou que o Equador e a Bolívia são os dois países que mais avançaram nas políticas favoráveis aos indígenas.

Leia mais >>

Dia dos Povos Indígenas: ONU convoca a respeitar tratados novos e antigos

sexta-feira 9 de Agosto de 2013Autor: ONU Notícias. Editora e Canal: ONU Notícias. Tipo de documento: Notícias. Língua: Espanhol. Assuntos: Povos Indígenas. As palavras-chave: Direitos dos povos indígenas, indústrias extrativas, povos indígenas e tratados. Países e Regiões: América Latina. O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, exortou, hoje, todos os governos a respeitarem os acordos com os povos indígenas a fim de “compreender melhor as opiniões e valores” desses grupos. Por ocasião do Dia dos Povos Indígenas, o relator (...) Leia mais >>

Compromisso dos jovens, esperança da América Latina e do Caribe!

quinta-feira 8 de Agosto de 2013

As recentes lutas pela justiça, a democracia, contra a corrupção, pela qualidade e a gratuidade da educação (Chile, Honduras, Brasil, México), e outros direitos fundamentais como o transporte, a saúde, a segurança pública, foram organizadas e impulsionadas por jovens latino-americanos.

Leia mais >>

Pela atenção integral e obrigatória das vítimas de violência sexual no Brasil

quinta-feira 8 de Agosto de 2013

O Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) manifesta sua profunda preocupação com qualquer tentativa de negociação dos direitos humanos das mulheres no Brasil, onde existe uma campanha impulsionada por grupos antidireitos das mulheres que pretende deixar sem efeito o projeto de Lei 60/99, elaborado pela congressista Lara Bernardi e aprovado por unanimidade no Senado e na Câmara de Representantes sob o PLC referência 3/2013, que dispõe atendimento obrigatório e integral às pessoas vítimas de violência sexual.

Leia mais >>

Clima complexo para o México na ONU em direitos humanos

sexta-feira 2 de Agosto de 2013

Faltando alguns meses para o México prestar contas no quesito de direitos humanos perante a Organização das Nações Unidas (ONU), se perfila um clima complexo, isto porque persistem os feminicídios, a violência e a discriminação de gênero, bem como o descumprimento de recomendações que propõem harmonizar as leis nos estados e a Federação, adverte Agnieszka Raczynska, secretária executiva da Rede Nacional de Organismos Civis de Direitos Humanos Todos os Direitos para Todas e Todos (RedTDT).

Leia mais >>

As modificações ao regulamento da CIDH entram em vigor

sexta-feira 2 de Agosto de 2013

As modificações ao Regulamento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) entraram em vigor a 1° de agosto de 2013. Esta reforma foi aprovada pela Comissão Interamericana mediante a Resolução 1/2013, adotada em 18 de março de 2013, e publicada em 19 de março de 2013.

Leia mais >>

Organizações Sociais do Paraguai exigem a anulação do processo no caso Curuguaty

sexta-feira 2 de Agosto de 2013Autor: Via Campesina. Editora e Canal: Via Campesina. Tipo de documento: Notícia. Língua: Espanhol. Assunto: Direito à terra. As palavras-chave: Camponeses/as, direito à defesa e a violação dos direitos humanos. Países e Regiões: Paraguai. EXIGIMOS A ANULAÇÃO DA AUDIÊNCIA PRELIMINAR, isto por que: 1. Uma das acusações de Rachid é pela invasão de imóvel alheio, contudo existem documentos que provam que a empresa La Industrial Paraguaya S.A. (LIPSA) tinha doado essas terras ao Estado paraguaio. A (...) Leia mais >>

Detidas 40 pessoas pró-imigrantes em frente ao Congresso dos EUA.

sexta-feira 2 de Agosto de 2013

Ao grito de "indocumentados sem medo", os manifestantes carregavam faixas e pediam votos para a cidadania quando foram detidos pela polícia. Entrementes, outro grupo de ativistas entregava melancias nos corredores do Congresso como símbolo da mão-de-obra imigrante.

Leia mais >>

... | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | 100 | 110 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |