Argentina. Os conflitos pelas terras alheias

sexta-feira 2 de Agosto de 2013

Na Argentina, existem ao menos 9,3 milhões de hectares de terras de camponeses e indígenas que são pretendidos pelo setor privado e estatal, segundo revela o primeiro relatório oficial sobre conflitos rurais. A terra em disputa equivale a 455 vezes a superfície da Cidade Autônoma de Buenos Aires. São 857 casos e atingem 63.843 famílias. A metade dos casos corresponde a famílias camponesas e indígenas vítimas de violência para que abandonassem suas terras; 64 por cento dos conflitos começaram nas últimas décadas e guardam relação com o modelo agropecuário.

Leia mais >>

PRONUNCIAMENTO

sexta-feira 2 de Agosto de 2013

As organizações da sociedade civil Aliança pela Solidariedade, ALOP, APRODEV, CIFCA e GRUPO SUL acompanhamos com atenção as negociações do Acordo de Associação entre a União Européia e os países centro-americanos, e manifestamos em numerosas ocasiões sérias preocupações quanto às conseqüências econômicas, sociais e meio ambientais e particularmente, os impactos negativos nos direitos humanos que este Acordo poderia gerar.

Leia mais >>

Habitantes de zonas montanhosas na Guatemala padecem desnutrição crônica

quinta-feira 1 de Agosto de 2013

A Fundação Esperança de Vida na Guatemala salvou umas 520 crianças desnutridas, porém seu presidente Carlos Vargas acha que "pode haver outras mil" no corredor seco - leste guatemalteco –. Nesse lugar, as crianças não chegam a pesar oito quilos.

Leia mais >>

Cúpula antiimperialista continua na Bolívia

Jueves 1ro de agosto de 2013

A Cúpula Antiimperialista que decorre na cidade de Cochabamba, porção central da Bolívia, continua hoje suas sessões com o trabalho das comissões, as quais iniciaram seu trabalho no mesmo dia da abertura do encontro.

Leia mais >>

A Câmara de Deputados do Uruguai aprova a legalização da maconha

quinta-feira 1 de Agosto de 2013

O Uruguai se tornou nesta quarta-feira o primeiro país da América Latina em deixar atrás a política de proibição total das drogas. A Câmara de Deputados aprovou uma lei para regular o consumo, a produção e a venda da maconha, segunda a qual o Estado monopolizará o negócio do cânabis, o cultivo será permitido e os usuários poderão comprar o produto para uso próprio nas farmácias.

Leia mais >>

Bárbara Figueroa se reúne com MUMS para coordenar ações conjuntas

quinta-feira 1 de Agosto de 2013

A presidente da CUT se reuniu com uma delegação do Movimento pela Diversidade Sexual MUMS, capitaneada pelo seu presidente José Luis Díaz, em um encontro protocolar para analisar ações comuns na promoção dos direitos humanos da diversidade sexual no mundo do trabalho.

Leia mais >>

Com o TLC, cresce a dependência da Guatemala dos EUA

quarta-feira 24 de Julho de 2013

O Tratado de Livre Comércio (TLC) assinado entre EUA e a Guatemala completou sete anos de vida em 1º de julho, estampando as chagas da desnutrição, da miséria e da dependência da nação maia. O país também acumula sucessivos e crescentes déficits na sua balança comercial com o império ao ser estimulado a exportar produtos primários com baixo ou nenhum valor agregado – como açúcar, indumentária, café, pedras e metais, bananas e bebidas –.

Leia mais >>

Crescimento da América Latina e do Caribe chegará a 3,0% em 2013

quarta-feira 24 de Julho de 2013

Os países da América Latina e do Caribe vão crescer globalmente 3,0% em 2013. A taxa é similar à registrada no ano passado, segundo novo relatório da CEPAL divulgado em 24 de julho em Santiago do Chile, numa entrevista coletiva.

Leia mais >>

Tráfico: A escravidão moderna

quarta-feira 24 de Julho de 2013

“O tráfico de pessoas está florescendo, infelizmente em formato de escravidão moderna, 200 anos depois do fim do comércio transatlântico de escravos. Embora difícil de quantificar, se subestima muito devido à sua natureza insidiosa, complexa e dinâmica”.

Leia mais >>

Pela vida e o respeito aos nossos territórios ancestrais. Não à Mineração!

quarta-feira 24 de Julho de 2013

O Conselho de Autoridades da Associação de Cabildos Indígenas Embera, Wounaan, Katío, Chamí e Tule do departamento de Chocó – OREWA julga conveniente opinar sobre a greve dos mineiros que ocorre no departamento de Chocó, e o motivo pelo qual decidimos não participar.

Leia mais >>

... | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | 100 | 110 | 120 | ...

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |