Brasil: Organizações sociais entregam carta a Dilma pedindo a suspensão do leilão do petróleo

terça-feira 24 de Setembro de 2013

Todas as versões deste artigo : [Español] [Português]

Autora: Via Campesina.

Editora e Canal: Via Campesina.

Tipo de documento: Notícia.

Língua: Espanhol.

Assunto: Meio ambiente.

As palavras-chave: Empresas transnacionais, petróleo, privatização, recursos naturais, riqueza natural e soberania nacional.

Países e Regiões: Brasil.

Sexta-Feira à tarde (20) foi entregue no Palácio Presidencial uma carta endereçada a Presidente Dilma, assinada por mais de 80 organizações nacionais. A carta pede a suspensão do leilão das reservas pre-sal, programadas para o próximo 21 de outubro.

As organizações que subscrevem a carta são cientes da intenção das empresas transnacionais de se apoderarem das reservas Pre-Sal. "A entrega a estas empresas afeta o princípio de soberania popular e nacional sobre a nossa riqueza natural mais importante: o petróleo”, afirmam.

Para eles, o leilão vai ser um erro estratégico e significará a privatização de uma boa parte do petróleo brasileiro. Com estimativa de 12 bilhões de barris de petróleo comprovado numa das zonas mais estratégicas já descobertas pela Petrobras: o campo de Libra, que fica na bacia de Santos.

Na carta, as organizações denunciam a espionagem praticada pelos Estados Unidos com o propósito claro de posicionar as empresas norte-americanas em melhores condições, para se apoderarem das reservas Pre-Sal.

A decisão de mandar a carta para a Presidente Dilma foi tomada durante Plenário Nacional sobre o Petróleo, realizado na semana passada (13), em São Paulo. Além da carta, as organizações definiram uma agenda de manifestações para refrear a entrega de Libra às multinacionais e solicitam uma audiência para serem ouvidos pela Presidente da República.

Ver a carta:

PDF - 13.9 kb

Ver em linha : Brasil: Organizações sociais entregam carta a Dilma pedindo a suspensão do leilão do petróleo

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |