Chamada a contribuições sobre experiências de monitoração em nível local/regional/provincial

quinta-feira 25 de Abril de 2013

Todas as versões deste artigo : [Español] [Português]

Convoca:

- Cidades e Governos Locais Unidos.

- Comissão de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos - Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).

- Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal).

Canal: Habitat International Coalition (HIC).

Lugar: Virtual.

Data: até 25 de abril de 2013.

Tipo: Consultas e enquetes.

Língua: espanhol.

Categoria: Hábitat.

As palavras-chave: Cidadania, Democracia, Direitos humanos, Direito à cidade, Governança, Movimentos sociais, Pobreza.

Países e Regiões: Internacional.

Descrição: Experiências de monitoração.

Cidades e Governos Locais Unidos – com o apoio da Comissão de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos –, junto com o Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) estão fazendo breve estudo intitulado "a cidade inclusiva e o uso da monitoração comunitária para a redução da pobreza – uma panorâmica internacional”.

O estudo tem por objetivo a reflexão coletiva em torno das crescentes contribuições que as experiências de monitoração comunitária fornecem aos sistemas territoriais de governança e à efetividade, eficácia e responsabilidade na prestação de contas das políticas e dos projetos locais. Como é habitual neste tipo de pesquisa, estamos abrindo a busca entre os membros da nossa rede convencidos de que vocês têm conhecimentos, idéias e experiências acumuladas sobre as ações que os governos locais estão empreendendo, ou já começaram a realizar nesta matéria.

A seguir, descrevemos brevemente as diferentes práticas ou experiências que são do nosso interesse.

1. Experiências de curto e médio prazo que incidam sobre a responsabilidade social e a participação para envolver a cidadania, as organizações sociais, os grupos de controle na monitoração, e avaliação de projetos e políticas em um ou mais setores de atividade das instituições locais/ regionais/ provinciais.

2. Estruturas permanentes (tais como Observatórios, Júris Cidadãos com ou sem composição aleatória, Comitês de Acompanhamento,…) que atuem como ferramenta/ espaço de avaliação e monitoração dos resultados das políticas públicas ou outras iniciativas do governo, podendo implicar uma tipologia mista de atores interessados na provisão de informação e na monitoração da estrutura.

3. Experiências que já geraram resultados visíveis na melhora das políticas de monitoração e no reforço da ação coletiva e no despertar da consciência cidadã no quadro da construção dos direitos humanos e cidadãos (espaços de formação e de conscientização inclusive).

4. Experiências articuladas e projetos piloto, nos quais tenham sido elaboradas medidas coletivamente indicadoras de atuação de autoridades locais/ regionais e de provisão de serviços (fonte provisória de serviços privada ou comunitária).

Estamos interessados nas experiências ou projetos piloto anteriormente mencionados, tanto se começaram com ações de base, se foram estimuladas pelas autoridades locais/ regionais ou por doadores externos, sempre que em alguma fase do seu desenvolvimento tenham criado um diálogo construtivo, sinergias e/ou colaborações com autoridades locais/ regionais/ provinciais. Qualquer experiência, em qualquer continente e área do mundo é muito bem-vinda. Sugestões (e contatos) com experiências de outras cidades – que conheçam – também serão muito bem recebidas.

Anexamos um formulário-resumo (em inglês). Rogamos enviem até 25 de abril de 2013 (em espanhol, inglês ou francês) aos endereços seguintes de correio eletrônico CBM@ces.uc.pt y cisdp1@uclg.org. Para acessar e preencher o formulário de experiências de monitoração comunitária, seguir este link e preencher o formulário. (documento anexado em Word).

Ver em linha : Chamada a contribuições sobre experiências de monitoração em nível local/regional/provincial

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |