Colômbia: entre a crise humanitária e a esperança da paz

quarta-feira 29 de Maio de 2013

Todas as versões deste artigo : [English] [Español] [Português]

Autores: Francisco Rey Marcos, Luisa Fernanda Pineda

Editora e Canal: Instituto de Estudos sobre Conflitos e Ação Humanitária, (IECAH)

Tipo de documento: Artigo

Língua: Espanhol

Assunto: Conflito Armado

As palavras-chave: Cessar-Fogo, Campos de refugiados, Conflitos armados, Direitos humanos, Deslocados, Negociações políticas, Política, Processos de Paz, Resolução de conflitos

Países e Regiões: Colômbia

Descrição: Uma longa crise humanitária atinge a Colômbia por conseqüência do conflito armado interno que assola o país há mais de cinqüenta anos. Ao longo destas décadas o perfil do conflito violento foi mudando quanto aos atores envolvidos e suas prioridades e suas estratégias e modos de atuação no que diz respeito à configuração geográfica do mesmo.

Sumário:

- O governo colombiano no conflito

- Impacto humano do deslocamento interno forçado

- Resposta do Estado colombiano

- Crise humanitária

- Ver o documento completo com todos os seus conteúdos.

Uma longa crise humanitária atinge a Colômbia por conseqüência do conflito armado interno que assola o país há mais de cinqüenta anos. Ao longo destas décadas o perfil do conflito violento foi mudando quanto aos atores envolvidos, suas prioridades e suas estratégias e modos de atuação no que diz respeito à configuração geográfica do mesmo. O começo das conversações de paz entre o governo colombiano e a guerrilha das FARC-EP pressupõe uma possibilidade verdadeira de avanço para o fim do conflito armado.

Contudo, a decisão de conversar no meio do conflito implica riscos em matéria humanitária que podem ser invisibilizados ao centrar-se a atenção nacional e internacional no acompanhamento dos diálogos e nas perspectivas de um acordo de paz. A percepção da situação colombiana está mudando e a situação das vítimas e da população vulnerável do país acaba sendo esquecida. Este Relatório apresenta e analisa dados da situação humanitária aprofundando nos assuntos que maior impacto está tendo na população vulnerável do país.

O documento coloca as questões humanitárias no contexto do processo de diálogo e dos possíveis acordos de paz. São analisados os possíveis cenários de médio e longo prazo e se fazem recomendações aos atores envolvidos, à sociedade colombiana e à comunidade internacional. Para sua realização, foram entrevistadas mais de cinqüenta pessoas de diferentes instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, nos meses de janeiro e fevereiro de 2013.

Ver em linha : Colômbia: entre a crise humanitária e a esperança da paz

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |