Autor: ALER.
Editora e Canal: Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (ALER).
Tipo de documento: Notícia.
Língua: Espanhol.
Assunto: Política.
As palavras-chave: Afro-descendentes, camponeses, indígenas, tratados de livre comércio, política mineira, terra e territorialidade.
Países e Regiões: Colômbia.
Uma greve nacional agrária começou hoje na Colômbia, para exigir medidas e ações do governo levando em conta a "profunda crise" da produção agropecuária que atinge todos os ítens produtivos no campo, especialmente depois do período de abertura econômica iniciado nos anos 80, e a assinatura de Tratados de Livre Comércio pelos mais recentes governos colombianos, que deixaram a produção nacional em desvantagem.
Cesar Jerez membro da Associação Nacional de Reservas Camponesas disse: "estamos exigindo o acesso à propriedade da terra, à territorialidade camponesa como elemento chave, principalmente através das zonas rurais que estão na Lei 160 e que vêm sofrendo veto ilegal por parte do Ministério da Defesa colombiano".
Jeréz explica que exigem a participação efetiva das comunidades de mineiros tradicionais e artesanais na formulação e no desenvolvimento da política mineira, "é um setor que vem sendo reprimido pelos mais recentes governos da Colômbia".
A outra demanda é o cumprimento das garantias para o exercício dos direitos políticos dos camponeses, indígenas e os afro-descendentes, "são setores sociais e organizações assinalados sistematicamente pelo governo, portanto estão em risco permanente. Na Colômbia, há perto de sete mil presos políticos...", afirma.
A greve nacional agrária mostra o abandono histórico de um setor que ainda fornece 70% dos alimentos consumidos no país. Jeréz disse que ao começar a greve hoje, segunda-feira, 19 de agosto, houve obstruções e um forte movimento militar em algumas rodovias, como a Pan-Americana, que liga o sudoeste do país ao Equador. Mais de um milhão de colombianos saíram às ruas, desde bem cedo.
Nas primeiras horas, ao começar a Greve Nacional, circularam informações de detenções de camponeses. O protesto conta com grande apoio popular.