Compromisso dos jovens, esperança da América Latina e do Caribe!

quinta-feira 8 de Agosto de 2013

Todas as versões deste artigo : [Español] [Português]

Autora: Nélida Céspedes Rossel.

Editora e Canal: Conselho de Educação Popular da América Latina e o Caribe (CEAAL).

Tipo de documento: Artigo.

Língua: Espanhol.

Assunto: Educação.

As palavras-chave: Democracia, direitos humanos, educadores/as populares, justiça, juventude, gratuidade da educação, modelo neoliberal e política.

Países e Regiões: América Latina.

As recentes lutas pela justiça, a democracia, contra a corrupção, pela qualidade e a gratuidade da educação (Chile, Honduras, Brasil, México), e outros direitos fundamentais como o transporte, a saúde, a segurança pública, foram organizadas e impulsionadas por jovens latino-americanos. Diante da fraqueza institucional e a repartição de cargos a partir dos congressos (Peru) e a corrupção, ergueram sua voz e fizeram com que dessem marcha à ré a acordos insuficientes, que são uma afronta para a democracia. Os jovens exigem uma profunda reforma política que comece com o fortalecimento de uma democracia direta e participativa, questionando o modelo neoliberal que atenta contra os direitos humanos e os do planeta Terra.

As ruas foram teatros de processos educativos populares forjados ao calor de uma cidadania ativa. Os partidos políticos são fortemente questionados por sua fraqueza, por sua falta de compromisso, e seus programas políticos que não satisfaz as necessidades e as aspirações do povo.

A juventude ergueu a voz para dizer: não mais componendas! Seu clamor exige simplesmente o âmago de qualquer democracia: que os representantes escutem os representados.

Na Nossa América Latina e Caribenha há milhares de grupos de jovens que são, hoje em dia, a reserva ética, moral e política dos nossos povos. Os educadores populares jovens e não jovens temos a responsabilidade, o desafio e o compromisso de aderir às suas causas. Está em jogo a vida de todos nós.

Mobilize-se, proponha, ocupe diversos espaços e construa o país. O povo batalhando também se educa.

Ver em linha : Compromisso dos jovens, esperança da América Latina e do Caribe!

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |