Autora: Coordenação Andina de Organizações Indígenas (CAOI).
Canal: CAOI.
Tipo de documento: Notícia.
Linguagem: espanhol.
Assunto: Povos indígenas.
As palavras-chave: Democracia, Direitos dos povos indígenas, Organismos internacionais, Povos indígenas, Terra.
Países e Regiões: Bolívia.
Veja notícia em link direto.
Em 22 de março de 1997 foi criado o Conselho Nacional de Ayllus e Markas de Quyasuyu (CONAMAQ), com o objetivo principal de lutar contra o modelo neoliberal reinante e pela instauração do sistema de vida em reciprocidade e de um Estado plurinacional comunitário na Bolívia. CONAMAQ faz parte da Coordenação Andina de Organizações Indígenas (CAOI).
Durante 16 anos, CONAMAQ desenvolveu estratégias para a defesa dos direitos dos povos e nacionalidades indígenas na Bolívia, buscou integrar e articular os propósitos de avançar em direção a um sistema democrático participativo, produtivo comprometido com o desenvolvimento integral e com a livre autodeterminação dos povos indígenas. Sua missão é ser o centro político das Nações e Povos Indígenas Originários e exercer o Governo próprio do Qullasuyu, através do fortalecimento e da reconstituição dos Ayllus, Markas e Suyus de acordo com a sabedoria (visão cósmica andina), a partir do princípio de dualidade, reciprocidade e redistribuição nos territórios ancestrais.
Em 22 de março, com a presença de autoridades originárias de todos os Ayllus, Markas e Suyus, convidados internacionais e membros da Diretoria da CAOI haverá atos de comemoração pelo aniversário de sua criação.