Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul

sexta-feira 13 de Setembro de 2013

Todas as versões deste artigo : [Español] [Português]

Autor: Nações Unidas.

Editora e Canal: Nações Unidas.

Tipo de documento: Notícia.

Língua: Espanhol.

Assunto: Desenvolvimento.

As palavras-chave: Boas práticas, cooperação Norte-Sul, cooperação Sul-Sul, desenvolvimento sustentável e Sul Global.

Países e Regiões: América Latina e o Caribe.

“A cooperação Sul-Sul oferece soluções reais e concretas aos problemas de desenvolvimento comuns. O intercâmbio de boas práticas, o financiamento de projetos piloto em lugares inóspitos, o fornecimento de capital para ampliar os projetos que tiveram bons resultados, a produção de bens públicos regionais, o desenvolvimento e a adaptação de tecnologias apropriadas são oportunidades que a comunidade internacional deveria aproveitar melhor. No Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul exorto todos os associados a procurarem se beneficiar mais da caudal de conhecimentos do Sul Global e de sua experiência e conceituação do desenvolvimento”.

Mensagem do Secretário Geral Ban Ki-moon, no Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul 12 de setembro.

A cooperação Sul-Sul, como elemento importante da cooperação internacional para o desenvolvimento, oferece oportunidades viáveis para que os países em desenvolvimento, e os países de economia em transição alcancem individual e coletivamente o crescimento econômico sustentado e o desenvolvimento sustentável. Os países em desenvolvimento têm a responsabilidade primordial de promover e realizar a cooperação Sul-Sul, que não substituiria a cooperação Norte-Sul, e sim a completaria. Neste contexto, se reitera a necessidade de a comunidade internacional apoiar os esforços dos países em desenvolvimento para ampliar a cooperação Sul-Sul.

Em virtude da Resolução 58/220 Documento PDF de 23 de dezembro de 2003, a Assembléia Geral decidiu declarar 19 de dezembro, Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul. Em 22 de dezembro de 2011, a Assembléia Geral, em sua Resolução 66/550 Documento PDF, decidiu que, a partir de 2012, o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul se comemorasse em 12 de setembro em lugar de 19 de dezembro, para recordar a data em que, em 1978, a Conferência das Nações Unidas sobre Cooperação Técnica entre os Países em Desenvolvimento aprovou o Plano de Ação de Buenos Aires para promover e realizar a cooperação técnica entre os países em desenvolvimento. A Assembléia Geral instou todas as organizações das Nações Unidas e as instituições multilaterais competentes a concentrarem os seus esforços em incorporar efetivamente a utilização da cooperação Sul-Sul no desenho, formulação e aplicação dos seus programas ordinários e considerar a possibilidade de destinar mais recursos humanos, técnicos e financeiros para as iniciativas de cooperação Sul-Sul.

Ver em linha : Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |