El Salvador: Veteranos de Guerra da Força Armada e da ex-guerrilha exigem pensões e saúde integral

sexta-feira 9 de Agosto de 2013

Todas as versões deste artigo : [Español] [Português]

Autor: Associação de Rádios e Programas Participativos de El Salvador – ARPAS.

Editora e Canal: Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (ALER).

Tipo de documento: Notícia.

Língua: Espanhol.

Assunto: Política.

As palavras-chave: Conflito armado, guerrilha, saúde integral e os veteranos.

Países e Regiões: El Salvador.

Sob a mesma bandeira de luta: pensões justas e saúde integral, os veteranos de guerra da Força Armada e da ex-guerrilha da “Frente Histórica” obstruíram rodovias para exigir da Assembléia Legislativa que aprovasse um projeto de Lei de Benefício Social que compreenda indenização, pensão, créditos brandos, acesso à terra e saúde integral.

O protesto provocou ações reacionárias da polícia e das forças da Unidade da Ordem – UMO – que estacionaram homens nas rodovias obstruídas pelos veteranos. Mais de quinze pessoas receberam contusões quando a polícia quis deter e dispersar a manifestação. A deputada da Frente Farabundo Martí – FMLN, Jaqueline Rivera, admitiu que a proposta dos inconformados praticamente não se move na Comissão da Fazenda, não tem verbas para resolver as necesidades dos ex-militares e guerrilheiros que estiveram confrontados ao longo de 12 anos na guerra civil iniciada no final dos anos setenta.

Alejandro Ramírez, representante dos veteranos da ex-guerrilla, afirmou que "levamos três anos exigindo dos deputados de diferentes partidos políticos que aprovem a lei da FMLN histórica, mas eles fazem ouvidos moucos, portanto, vimos que não tinha outra saída senão estabelecer uma aliança política com os veteranos da Força Armada para formar uma verdadeira força de poder neste país e exigir a aprovação de uma lei universal para todos os veterenos que participamos do conflito armado", clarificou Ramírez.

Segundo porta-vozes da FMLN histórica, há 26 mil 261 membros cadastrados hoje em dia, aos quais se deveria aplicar a lei que foi encaminhada à Assembléia Legislativa em cinco de dezembro de 2011.

Ver em linha : El Salvador: Veteranos de Guerra da Força Armada e da ex-guerrilha exigem pensões e saúde integral

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |