Memória das Jornadas sobre Agroecologia e Soberania Alimentar

sexta-feira 22 de Março de 2013

Todas as versões deste artigo : [Español] [Português]

Autor: Instituto do Desenvolvimento Rural da América do Sul (IPDRS).

Editora e Canal: Sudamérica Rural.

Tipo de documento: Artigo.

Língua: espanhol.

Assunto: Meio ambiente.

As palavras-chave: Agroecologia, Alimentação, Desenvolvimento rural, Desenvolvimento sustentável, Ecologia, Economia alternativa, Políticas públicas, Soberania alimentar.

Países e Regiões: Bolívia, América Latina.

Descrição: Memória das Jornadas e artigos apresentados.

Veja documentos em link direto.

O Comitê Acadêmico das Jornadas sobre Agroecologia e Soberania Alimentar está trabalhando na revisão final dos artigos para a Memória do evento, que se realizou nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano.

Objetivo geral das Jornadas: intercâmbio de experiências, difusão e análise de pesquisas e experiências bem-sucedidas na Bolívia sobre Agroecologia, Soberania Alimentar e sua contribuição para o desenvolvimento rural sustentável. A conferência do agrônomo chileno Miguel Altieri, Professor de Agroecologia na Universidade da Califórnia Berkeley e Presidente da Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia (SOCLA) foi destaque no evento e contribuiu para a promoção da Agroecologia como disciplina que desenvolve os princípios ecológicos básicos para estudar, desenhar e manejar sistemas agroecológicos sustentáveis.

Agrônomos e Veterinários sem Fronteiras, a Fundação Terra, o Instituto para o Desenvolvimento Rural da América do Sul (PDRS), o programa de pós-graduação CIDES – UMSA e representantes do Centro Internacional da Batata compuseram o Comitê Acadêmico. O propósito do Comitê era revisar e selecionar os artigos de pesquisa apresentados durante a convocação ao evento, segundo quatro eixos temáticos propostos pela organização: Sistemas de Produção Camponesa e Agroecológica; Sistemas Alternativos Camponeses e Indígenas de Comercialização; Consumo responsável, Nutrição e Alimentação Apropriada e Políticas Públicas.

O trabalho decorreu em duas fases: pré-seleção dos artigos para sua exposição durante o evento, e artigos para publicação posterior. Na 2ª fase, o Comitê Acadêmico realiza a revisão final, com comentários endereçados aos autores sobre os trabalhos, antes de sua edição.

Trinta e dois artigos de pesquisa foram escolhidos para fazer parte da Memória do Evento. Algumas temáticas: a participação e a função da família na comercialização ecológica, o papel das mulheres na comercialização de produtos de sistemas agroecológicos, as práticas agroecológicas e a soberania alimentar e políticas públicas de segurança e soberania alimentar. A publicação da Memória do evento acontecerá no mês de maio.

Para acessar os artigos clique aqui

Ver em linha : Memória das Jornadas sobre Agroecologia e Soberania Alimentar

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |