Pós-2015: Novas expectativas

segunda-feira 2 de Setembro de 2013

Todas as versões deste artigo : [English] [Español] [Português]

Autor: Francisco Cabrera.

Editora e Canal: Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL).

Tipo de documento: Artigo.

Língua: Espanhol.

Assunto: Educação.

As palavras-chave: Agenda pós-2015, direito humano e educação.

Países e Regiões: América Latina e o Caribe.

O CEAAL está impulsionando uma campanha para promover um compromisso sério de todos os atores envolvidos na discussão da agenda pós-2015 que vem sendo analisada e construída em diferentes eventos e por diferentes meios.

Com o sentido propositivo e crítico que caracteriza nossos filiados, apostamos na configuração de um compromisso sério e profundo com os novos esforços que devem ser concentrados em todo o mundo para que a educação seja entendida e posta em prática como um direito humano em toda sua dimensão.

Reiterados descumprimentos em diferentes plataformas de compromissos fizeram com que as dúvidas persistissem. Onde se deve concentrar o primeiro grande esforço? Como gerar confiança em processos cujo caminho está coberto de ameaças, incertezas e antecedentes preocupantes? Essa é a questão! O mundo e a nossa região precisam de esperança, a esperança que nos deixou o professor Freire na sua obra de começo dos anos noventa. Com essa esperança construímos esforços para incidir sobre a agenda e sobre o processo. A nossa campanha é por isso.

Tornamos a nos comprometer com a seriedade de sempre, para contribuir consistentemente com uma proposta de animação e verificação de que sejam dados os passos e as condições necessárias e, sobretudo, impulsionar os representantes dos Estados e os organismos multinacionais a cumprirem sua parte e prestarem contas de seus esforços e seus resultados.

É fundamental, portanto, a participação ativa dos coletivos nacionais, os e as enlaces e de todas as estruturas da nossa rede para fortalecer os processos que estamos fazendo em esforço compartilhado com outras redes e organismos aliados.

Vamos converter estas novas expectativas em realidades. Um novo é sério compromisso com os direitos, e, em particular, com o direito à educação É POSSÍVEL!

Ver em linha : Pós-2015: Novas expectativas

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |