Sistematização de experiências “Educação para a Paz, Convivência Democrática e Direitos Humanos” nas Escolas da América Latina e do Caribe

sexta-feira 10 de Maio de 2013

Todas as versões deste artigo : [Español] [français] [Português]

Convoca:
-  Programa Interdisciplinar de Pesquisas em Educação (PIIE / Chile)
-  Instituto Popular de Capacitação (IPC / Colômbia)
-  CEP Parras (México)
-  Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL)

Canal:
-  Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL)
-  Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento (PIDHDD)

Lugar: Virtual

Data: apresentação de 2 a 31 de maio de 2013
-  processo de validação até 15 de junho de 2013
-  Começo do trabalho de precisão de informação e edição final em 29 de Junho 2013.

Tipo: Consultas e enquetes

Língua: espanhol

Categoria: educação

As palavras-chave: Democracia, Direitos humanos, Direito à educação, Educação, Educação para a paz, Violência social

Países e Regiões: Colômbia, Chile, México - América Latina e o Caribe

Descrição: Sistematização de experiências

O Programa Interdisciplinar de Pesquisas em Educação (PIIE / Chile); o Instituto Popular de Capacitação (IPC / Colômbia) e CEP Parras (México), no quadro da Pesquisa “Educação, Violência Urbana e incidência das Políticas Educativas para enfrentá-la: Uma análise comparada Colômbia – Chile – México”, sob o patrocínio da Oficina Regional da UNESCO (OREALC), convidam a apresentar experiências de “Educação para a Paz, Convivência Democrática e Direitos Humanos” nas Escolas da America Latina e do Caribe.

Em um contexto no qual a Violência Urbana e suas diferentes expressões ameaçam o Direito à Educação, esta Convocação tem por objetivo principal a recuperação e a visibilização de experiências que fortaleçam a reflexão e a ação destas matérias dentro das escolas na região.

As experiências escolhidas serão publicadas como componentes da pesquisa anteriormente mencionada, salvaguardando as autorias dos que começaram e sustentaram o trabalho na Escola. Igualmente, permanecerão à disposição da UNESCO, para serem apresentadas no marco do trabalho que desenvolve a Rede Inovemos da UNESCO/OREALC.

Em reconhecimento ao envio da informação solicitada, se entregará uma pequena contribuição de US$ 170 ao professor responsável pela experiência, e a possibilidade de expor o seu trabalho.

Serão escolhidas 10 Experiências de “Educação para a paz, Convivência Democrática e Direitos Humanos” com as características seguintes:

-  a) Ter no mínimo três anos de desenvolvimento.
- b) A experiência deve ser apresentada por uma escola e validada pela Equipe de Direção (via Carta de Apoio).
-  c) Completar e enviar a informação solicitada na Ficha de Registro da Experiência (Anexa-se em PDF).

A Convocação será difundida pelas diferentes plataformas comunicacionais das Instituições que realizam a Pesquisa (PIIE, IPC, CEP Parras). Também através do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), da Rede de Educação para a Paz e os Direitos Humanos da America Latina e do Caribe.

As experiências serão admitidas de 2 a 31 de maio de 2013. Abrindo o processo de validação até 15 de Junho 2013 e iniciando o trabalho de precisão de informação e edição final em 29 de junho de 2013.

-  Para maior informação e envio de Experiências, falar com Edgardo Alvarez Puga (PIIE – Chile) telefone (56) (2) 22096644, ealvarez@piie.cl

Ver em linha : Sistematização de experiências “Educação para a Paz, Convivência Democrática e Direitos Humanos” nas Escolas da América Latina e do Caribe

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |