Uruguai: Senado vota lei de mineração com a vaia da assistência

quinta-feira 15 de Agosto de 2013

Todas as versões deste artigo : [English] [Español] [Português]

Autor: Marcelo Zurita.

Editora e Canal: Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (ALER).

Tipo de documento: Notícia.

Língua: Espanhol.

Assunto: Meio ambiente.

As palavras-chave: Contaminação, grupos ambientalistas e mineração.

Países e Regiões: Uruguai.

Pela segunda vez em menos de uma semana, o Senado foi obrigado a interromper brevemente sua sessão que analisava o projeto de mineração por causa da ira dos assistentes opostos à iniciativa.

Em 13 de agosto foi votada a lei exclusivamente com os 16 votos da Frente Amplia, se bem que alguns membros manifestaram certas reservas com relação ao projeto.

A Câmara de Senadores aprovou por 16 votos dentre 28 o projeto de mineração de grande porte. Agora passará à Câmara de Representantes para que esta analise algumas modificações aos artigos.

Como se previa, o projeto só contou com o apoio da Frente Ampla. Em troca, recebeu uma chuva de críticas da oposição. Uma das principais objeções feitas ao projeto é que foi “feito a medida de Aratiri".

No meio de gritos e insultos, o Senado do Uruguai votou e aprovou a Lei de Mineração de Grande Porte. Esta é a segunda vez na semana que o Senado é obrigado a interromper a sessão por causa dos gritos e das vaias dos assistentes opostos ao projeto de Lei de Mineração de Grande Porte, nomeadamente o Projeto "Aratirí".

O polêmico Projeto "Aratirí" já tem as portas abertas para se instalar no Uruguai, que -até agora- exibia com orgulho seu lema "Uruguai Natural" e cujos rios já dão mostras de poluição por inseticidas. As notáveis contradições dentro da Frente Ampla com relação a este assunto foram vistas durante a votação: alguns representantes de esquerda trataram de se desculpar dizendo que só votavam “por disciplina partidária".

O presidente Mujica recebeu críticas de grupos ambientalistas, que o acusam de ter "virado a casaca", em clara referência ao que tinha sido o seu notável discurso no Rio relativo a este tema e cujas imagens ainda estão dando a volta ao mundo pela internet.

Ver em linha : Uruguai: Senado vota lei de mineração com a vaia da assistência

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |