CIHRS divulga a publicação “Os Direitos Humanos através das culturas”

segunda-feira 10 de Junho de 2013

Todas as versões deste artigo : [English] [Español] [Português]

Fonte: CIHRS.

Data: 09 de junho de 2013.

Tipo: Livros

As palavras-chave: Direitos humanos, culturas.

O Instituto de Estudos sobre Direitos Humanos do Cairo, em articulação com o Centro Dinamarquês para os Direitos Humanos e o Instituto do Diálogo Dinamarquês - Egípcio lançaram um novo livro intitulado “Human Rights across Cultures.” Este livro é um dos resultados da cooperação e dos intercâmbios culturais entre as três instituições dentro do quadro do projeto “Os Direitos Humanos através das Culturas” que começou em 2010 e que pretende promover os princípios dos direitos humanos universais, tanto no Egito quanto na Dinamarca.

O livro engloba trabalhos feitos por um grupo de talentosos escritores egípcios e europeus que revisam as últimas tendências dos direitos humanos e da religião e os debates em torno dos mesmos à luz da universalidade dos direitos humanos. Trata de criar, também, um vínculo com o que muitas vezes se vê como uma fenda entre a universalidade dos direitos humanos e as particularidades culturais e religiosas. O livro se refere tanto às perspectivas árabes quanto européias dos direitos humanos e examina como as mudanças políticas, as vozes religiosas, e os acontecimentos culturais afetaram o conceito dos direitos humanos.

O livro focaliza dois assuntos importantes – os direitos das mulheres e os direitos das minorias religiosas - como modelos para explicar as vias mediante as quais a cultura impacta na maneira de entender os direitos humanos. Examina, também, a crise que enfrenta a liberdade de religião e os direitos minoritários na sociedade egípcia, bem como os problemas de como as minorias se vêem representadas nos meios de difusão na Europa.

Um dos assuntos mais importantes em debate no livro é o tratamento que se concede aos direitos humanos dentro do discurso político, religioso e cultural no Egito, bem como as oportunidades e desafios associados com o empoderamento das mulheres na Dinamarca.

Para baixar o livro:

http://www.cihrs.org/wp-content/upl... .

Ver em linha : http://www.cihrs.org/?p=6786&lang=en

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |