Desenvolvimento sustentável, bem-estar social e transformação estrutural: a economia verde oferece novas perspectivas para a África?

segunda-feira 5 de Novembro de 2012

Após a Conferência de Douala (Camarões) realizada em abril de 2012, para preparar Rio+20 sobre as oportunidades de transformação das economias africanas diante das mudanças climáticas, e a de Nairóbi (Quênia) sobre a economia verde, esta conferência, posterior à de Rio, tem por objetivo traçar estratégias nacionais e regionais apoiadas pelos encarregados de tomar decisões, e informadas através das experiências de adaptação e de desenvolvimento sustentável e justo.

Leer más >>

Documentos finais da Cúpula dos Povos na Rio+20

segunda-feira 16 de Julho de 2012

O documento final da Cúpula dos povos sintetiza os principais eixos discutidos durante as plenárias e assembléias, assim como expressam as intensas mobilizações ocorridas durante esse período – de 15 a 22 de junho – que apontam as convergências em torno das causas estruturais e das falsas soluções, das soluções dos povos frente às crises, assim como os principais eixos de luta para o próximo período.

Leer más >>

Declarações de Jean Phillipe Thomas sobre Rio+20 para Rádio BBC-África

sexta-feira 6 de Julho de 2012

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro, Brasil de 20 a 22 de junho, continua suscitando muitos comentários. A grande conferencia checou o estado das decisões tomadas na Primeira Cúpula, há 20 anos, nessa mesma cidade brasileira. Por que o aumento, neste ano, do número de observadores na mencionada cúpula, também chamada Rio+20, nos conduziria ao fracasso? Esta é a opinião de Jean Philippe Thomas, responsável pela coerência política de desenvolvimento sustentável em Enda Terceiro Mundo, transmitida pela BBC-África. Era o convidado do programa, junto com Goumandakoye, diretor de África no PNUMA, para analisar os resultados de Rio, no espaço “África ao vivo” de sábado 20 de junho de 2012.

Leer más >>

As ações de acompanhamento são importantes

quinta-feira 28 de Junho de 2012

O mundo está enfrentando crises sérias tanto no meio ambiente como na economia, portanto, havia muitas expectativas as expectativas com os resultados da Cúpula Rio+20, ocorrida na semana passada.

Leer más >>

Ira e traição na Rio+20

quarta-feira 27 de Junho de 2012

Demba Moussa Dembele é membro da delegação de IBON International na Rio+20. É coordenador do Fórum para Alternativas da África, organização membro de Jubilee South com base no Senegal. Este artigo foi publicado pela primeira vez em Think África Press, a 22 de junho.

Leer más >>

O futuro que queremos

quarta-feira 27 de Junho de 2012

De 20 a 22 de junho aconteceu no Rio, Brasil, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. A Cúpula do Rio congregou vasta participação da sociedade civil que renovou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção de um futuro econômico, social e meio ambiental.

Leer más >>

A sociedade civil africana não está satisfeita com os resultados da Cúpula "mas a luta continua"

segunda-feira 25 de Junho de 2012

A sociedade civil africana não está satisfeita com os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Apesar de existir um documento africano, apresentado durante as discussões dos Chefes de Estado, muitos temas importantes para o continente não foram discutidos

Leer más >>

Os africanos avaliam sua participação na Cúpula do Rio

sexta-feira 22 de Junho de 2012

A participação da África na Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável é positiva, dizem alguns membros das delegações presentes no Rio de Janeiro. Aberta ontem, a Cúpula Rio+20 reúne mais de 130 Chefes de Estado e de Governo, que analisam como aplicar os resultados da Conferência, os quais aparecem estampados no documento final.

Leer más >>

DECLARAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA AMÉRICA LATINA E O CARIBE SOBRE RIO + 20 E A ECONOMIA VERDE

sexta-feira 22 de Junho de 2012Maio 30-31 de 2012 / La Paz, Bolívia DEFENDER A VIDA E OS DIREITOS DO POVO NA RIO +20! RECHAÇO À ECONOMIA VERDE E À MERCANTILIZAÇÃO DA NATUREZA! O mundo encara uma crise de civilização na que o sistema econômico global – baseado na acumulação de capital – rompeu o equilíbrio com a Mãe Terra. O modelo atual nos conduz ao limite e em breve atingiremos um ponto em que o dano terá seus efeitos. Os mais ricos no mundo, que representam 10% dos habitantes do planeta, possuem mais da metade das receitas (...) Leer más >>

Enda lança o conceito « Viver Rio+20 a partir de Dacar »

sexta-feira 22 de Junho de 2012

No marco da Cúpula Mundial Rio+20 Enda lança o conceito original “Viver Rio+20 a partir de Dacar”. Com esta iniciativa, Enda Terceiro Mundo pretende oferecer aos atores da sociedade civil e aos jornalistas a possibilidade de “Viver Rio+20 a partir de Dacar” com várias manifestações. Ontem (terça-feira 19 de junho) começou um programa de conferências, exposições e trocas de idéias que durará até o encerramento da Cúpula do Rio.

Leer más >>

0 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80

Tejiendo Redes.
C/ Hermanos García Noblejas, 41, 8º. 28037 - MADRID.
Tlf: 91 4084112 Fax: 91 408 70 47. Email: comunicacion@fidc.gloobal.net

SPIP |